Fico Assim Sem Você

 
Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola. Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você...

 
 
Quem nunca ouviu? A letra de Fico Assim Sem Você, composta por Abdullah e Cacá Moraes, gravada em 2002, por Claudinho e Buchecha ficou popularmente conhecida, talvez por expressar de forma simples a ideia da inseparabilidade de coisas que se completam no sentido mais perfeito, por exemplo, queijo e goiabada, Romeu e Julieta, circo e palhaço e por aí vai...

Consta que a história da letra surgiu de um momento em que o compositor Abdullah, durante um passeio com a esposa, fazia para ela declarações amorosas do tipo “Você é a manteiga do meu pão” ou “Eu sem você sou que nem carro sem gasolina”. A partir daí, em parceria com o amigo Cacá Moraes, a composição se tornou grande sucesso, nas vozes  de alguns famosos, inicialmente com a dupla de funkeiros.

A música, que em determinado verso cita Buchecha sem Claudinho, certamente não tinha a intenção, mas acabou por tornar-se profética, pois naquele mesmo ano, Claudio Rodrigues de Mattos, o Claudinho, faleceu em 13 de julho de 2002, vítima de um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, deixando, musicalmente órfão, o parceiro Buchecha.

Pois bem, Fico Assim Sem Você, acabou por decretar com sua letra poética – embora descompromissada – o fim de uma história de parceria musical, e se tornaria um ícone, ao ser tocada em muitas situações do cotidiano, como expressão do sentimento de falta, e a ideia de quase impossibilidade de existência, do que nasceu para viver em pares.

Desta forma, a música, não raro, serve como tema para homenagens entre pessoas que se amam e querem fazer valer a ideia do sentimento que as unem. Assisti, recentemente, a uma homenagem no dia das mães, feita por crianças de uma escola de Educação Infantil. Fico Assim Sem Você  foi a forma encontrada para que as crianças pudessem dizer às suas mamães o que estas representam em suas vidas.

 Sobre o palco meninos e meninas, de quatro anos, se exibiram lindamente para uma emocionada plateia de mamães que não disfarçou as lágrimas. Entre as homenageadas, Vanessa, mamãe do Felipe que, mais tarde, ouviu do menino:

— Mãe, o que aconteceu com a buchecha do Claudinho?

— Ué, como assim, filho?

— Lá na música fala que o Claudinho tava sem buchecha...

Fazer o quê? Rir e rir...  Além de confundir o verso, o filho, nem de longe, sabia o que estava cantando... Mas afinal, que importância tinha a confusão? O mais lindo mesmo foi o tanto que ele cantou bonitinho para ela... Ah, Buchecha sem Claudinho... Pode até não poder, mas coração de mãe sem doçura e inocência de filho também não pode, de jeito nenhum...