S o r r i s o

Li hoje a brilhante crônica de Zélia Maria Freire, "Mais triste que o sorriso triste é a tristeza de quem não sabe sorrir", imediatamnente, na hora que nem caldo de cana, me lembrei de um texto que me foi enviaddo pela Irmã Angélica de Carvalho, na época diretora do Colégio das freiras de Pesqueira, de autoria de Victor André, que me ajudou um bocado a dessamarrar o rosto num momento que enfrentei dificuldades. Transcrevo o textomesmo sabendo que grande parte dos hermanos e hermanos, já conhecem:

A Terapia do Sorriso

Victor André

"Ja sorriu hoje, meu amigo? Sorriu para alguém? Sorriu para si? Sorriu para Deus? Não estranhe a minha pergunta. O sorriso não tem hora, não tem destinatário, nem programação: é sempre oportuno, é sempre bem-vindo. Mais do que nunca em nossos dias, que são tensos, agitados... A sociedade competitiva, na qual vivemos, nos deixa com os nervos à flor da pele. E o sorriso vai murchando em nossas fisionomias. Já se criou a sonoterapia, a logoterapia. a musicoterapia. Por que naão se inventar a sorrisoterapia? Talvez fosse a mais eficiente de todas.

Mas, enquanto não se criar um sistema risoterápico, sorria, meu amigo, 'para elevar o coração, manter o bom humor, conservar a paz da alma, ajudar a saúde, embelezar o rosto, despertar bons pensamentos'. Sorria a si mesmo, até notar que a constante tensão e seriedade se desvanecerm. Sorria a si mesmo até conquistar o seu coração com esse raio de sol e de ternura. Irradie o seu sorriso. Ponha-o a serviço dos irmãos. A serviço de Deus. Seja apóstolodo sorriso. Faça do sorriso o seu instrumento de fraternidade. Transmita, através dele, a sua mensagem de otimismo, de serenidade e de paz.

"Sorria aos que padecem de solidão. Sorria aos tímidos. Sorria aos tristes, aos oprimidos, aos deseesperançados. Sorria aos jovens, que tanto carecem de comunicação e convívio, cujo sorriso não rarto é forçado, ilusório. Sorria aos anciãos, cujo sorriso facilmente murcha com os anos e as saudades. Sorria à família, sorria aos seus, sorria aos amigos. Sorria a quem nunca sorri. Sorria a quem não espera um sorriso...

"Permita que todos se alegrem com a simpatia contagiantee a beleza de seuolhar sorridente. Lembre-se que o seu sorriso pode levar esperança aos desiludidos; traçar rios de luznos horizontes sombrios dos angustiados; despertar a canção de vida no lago interiordos entediados. Sorria, mesmo quando tiver vontade de chorar. Quando ninguém sorrir para você. Quando tudo ao seu redor projeta angústia e solidão. Sorria, porque você não está só. Como você, milhares de seres humanos estão empenhados em revelar ao mundoo sorriso de Deus que lhes banha a alma. Saiba que o seu sorriso pode manifestar nos outros o sorriso de Deus. Pode ser o caminho que os conduza a Deus e lhes transforme a existência.

"Acredte, amigo, há muita gente à procura de quem saiba sorrir, de quem lhe demonstre que a vida é belae que vale a pena viver, apesar de todas qas crise... Que a vida só tem sentido quando vivida e sorrida para alguém. Sorria e seja feliz! Sorria e reparta a sua felicidade, fazendo outros sorrir!

'Já ganhaste Paraíso,

no da em que conseguiste

fazer forir um sorriso

nos lábios de um rosto triste'".

P.S. Acho que o texto anda é atualíssimo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/05/2017
Código do texto: T6001706
Classificação de conteúdo: seguro