O ESPÍRITO DA COMPETIÇÃO

 
 
Uma grande maioria dos competidores, e principalmente aqueles que praticam esportes onde envolve além dele, uma filosofia de vida, aliada ao companheirismo e respeito, ainda possuem o verdadeiro espírito esportivo – este espírito deve alcançar a todos aqueles que assistem in loco ou através da televisão e mesmo os que não foram atletas para que  se envolvam na competição também com o espírito da competição.
Desejar que, no caso das olimpíadas seus compatriotas sejam os vencedores e alcancem seus objetivos que esperaram quatro anos para se prepararem e se tornarem atletas de elite... Mas é bom lembrar que todas as nações devem pensar da mesma forma, e assim entender que numa competição existem os vencedores e os perdedores da disputa, e não existem perdedores no sentido da palavra, pois chegar a uma olimpíada é um vencedor, e uma disputa só tem valor se ela é feita com honestidade, sem doping e com os melhores, antes de considerar o resultado... E que graça teria uma competição se não fossem os que iriam competir conosco, por isso o respeito deve ser mutuo.
Nós... Quero dizer o mundo  já tivemos muitos casos de atletas que apesar de saberem da importância de ser medalhista, abdicaram dela para auxiliar seus adversários em caso de necessidade.
 Na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Pequim em 2008, no dia 8 de Agosto um integrante da equipe chinesa em nome de 12 mil atletas reunidos fez um juramento de obediência às regras dos jogos “com verdadeiro espírito esportivo” – e isso é que os jogos precisam, e aqueles que usam a boa convivência com seus adversários, são agraciados com a medalha PIERRE DE COUBERTIN, pelo espírito esportivo e esta apesar de ter um significado diferente se colocada na balança, deve pesar o mesmo de uma medalha olímpica...ou mais.
Vejam vocês que nas Olimpíadas do Rio atos como a conquista de medalhas levaram o público ao delírio... Que bom.  Mas  gestos de humildade e grandeza de atletas medalhistas ou não foram aplaudidos e também alguns gestos que faltaram o ESPÍRITO DA COMPETIÇÃO, foram vaiados e isso repercutiu no mundo.
Eu treinei e me preparei para uma competição de judô e no dia conferi o peso, só que não tinha adversário na minha categoria,  mas queria lutar e a direção do campeonato disse que eu poderia se concordasse  lutar numa categoria com atletas mais novos... Concordei, pois eu queria mostrar para mim que aos 71 anos isso seria possível  só que... Lutei com  o campeão mundial e deu a lógica, ele me venceu mas  lutei até o final e sai muito feliz por ter a oportunidade de lutar com o campeão mundial até o final... Fui um cara de sorte pela oportunidade.  E o espírito da competição estava presente.
 

 
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 19/05/2017
Reeditado em 02/02/2021
Código do texto: T6003188
Classificação de conteúdo: seguro