Atletas da Evolução

 

Conquistas colecionadas, objeto de apegos e vaidades, mais cedo ou mais tarde são engavetadas e negligenciadas, perdem o brilho, apodrecem em nossas mãos e acabam nos sufocando: bens materiais, relacionamentos, amizades, empregos e, até mesmo, os aprendizados. Conquistas não são objetos de coleção, são degraus do processo evolutivo. É o processo de conquistar o que importa, não o orgulho egóico da conquista.

 

A vitória só existe no momento em que é conquistada. No instante seguinte já perdeu a validade. Manter o viço do objeto da conquista requer reinterpretá-lo, repaginá-lo e reconquistá-lo a cada instante, num patamar mais elevado de consciência.

 

O verdadeiro progresso nas conquistas não é linear, é quântico! 

 

Conquistas no âmbito da matéria pode motivar o empenho pela busca de mais conquistas materiais, o que é um processo linear; mas pode levar, ao contrário, à conquista de uma nova consciência sobre o sucesso material, a de que ele não é capaz de despertar a paz, a segurança e a felicidade, verdadeiras metas almejadas, mesmo que inconscientes, quando nos propomos a um esforço de conquista. Neste caso, o processo é quântico, como o é todo processo de crescimento de consciência. Ou seja, busca-se uma coisa e conquista-se outra (possibilidade quântica) mais valiosa, como resultado do esforço individual e da intenção evolutiva do Universo.

 

No processo de crescimento, em qualquer área, não existe o “ficar parado”; só existem o “andar para frente” ou o “andar para trás”: evoluir com o Universo, ou deixar-se atrasar. Dê seu emprego como certo e o perderá, ou se perderá nele... Imagine suas amizades como eternas e não mais as terá em pouco tempo... Engavete seu casamento e ele desbotará... Deixe seu diploma embolorar e você estará fora do mercado de trabalho. Reconquiste a cada instante; ou, se as velhas conquistas já não mais lhe servem, desapegue-se delas!

 

A escada do crescimento tem muitos degraus. Cada degrau conquistado é uma evolução, uma vitória. Mas não há como conquistar um novo degrau sem se desligar do anterior. Se você se abandonar no conforto do degrau conquistado ou permitir que a glória de o ter conquistado o hipnotize, não haverá como avançar. Desapegue-se de suas velhas conquistas e, assim, abra a porta para conquistas mais elevadas!

 

Assim ocorre com nossos conceitos e nossas verdades. Se não reconhecermos sua obsolescência ou suas limitações não vamos progredir na aquisição de conceitos mais abrangentes. Se não contestarmos nossas crenças atuais, jamais conheceremos novas verdades. Assim é a ciência, que se contradiz a cada passo no caminho de novas descobertas. Assim é a evolução do ser humano, que sobe a novos patamares de compreensão do Universo a cada expansão da consciência.

 

Mas, a maioria de nós engaveta seu processo evolutivo. Não somos seus protagonistas. Evoluímos porque a evolução é inexorável; evoluímos “à força”, pelo sofrimento decorrente de nossos erros, pelo caminho mais longo. Mas a evolução pode ser conquistada e reconquistada, a cada momento, sem sofrimentos, se fizermos dela nosso projeto de vida.  Um grande aliado é a vigilância dos sentidos: se nos mantivermos conscientes de nossos atos, pensamentos, sensações e emoções; se conseguirmos diferenciar, sem culpa, julgamentos ou promessas e auto imposições quais as que promovem uma elevação de consciência e quais as que densificam nossa alma, a seleção ocorrerá naturalmente em benefício do autoconhecimento.  É uma questão de fé, vontade e perseverança, o que também envolve o amor e o servir.

 

Veja seu corpo e sua alma como o Templo que abriga a centelha divina em você: mantenha vivo o fogo que os purifica. Veja a vida como a sua academia para o crescimento espiritual: exercite-se no limite, mas sempre sob a orientação de seu mestre interior que habita o âmago de sua consciência.

 

Seja um atleta da evolução!

 

Roberto Guelfi
Enviado por Roberto Guelfi em 21/05/2017
Reeditado em 11/02/2023
Código do texto: T6005081
Classificação de conteúdo: seguro