516 ANOS DEPOIS VI (“AFLIÇÕES” DO REINO). 12h34min.

Os anos passaram apesar de tudo aquele “reino” prosperava, mesmo que fosse através do Sistema Monárquico, o venerando Imperador, lúcido, dava liberdade ao reino para as livres manifestações, tanto é que aceitava as várias correntes ideológicas, que desde há algum tempo “conspiravam”: este regime está ultrapassado; aos amigos do rei tudo, ao povo nem tanto...

Finalmente, os conspiradores que desde a muita ansiavam por “mudanças”, culminando no longínquo ano de 1889, - 15 de novembro – sem a participação popular, o “novo” regime Republicano foi imposto, com promessas que o reino entraria em nova era de paz prosperidade e justiça social...

O detentor do poder, que governava o reino há quase 50 anos, foi de modo arbitrário expulso do reino sem piedade, deram a ele a sua família e seus simpatizantes; somente três dias para que se retirassem em definitivo, da terra que nascera e tanto amara...

Os novos detentores do poder, - talvez pela consciência pesada pelo gesto praticado - ofertaram a ele valores, ele, que sempre se primava pela honestidade nos seus mínimos atos não aceitou...

Conforme a arbitrária imposição, ele com sua família e outros ligados a sua pessoa, numa fria e triste manhã, nublado e com pertinaz chuva, todos embarcaram no navio ruma à velha Europa, num exílio forçado; junto com ele levava um travesseiro com as terras do reino que tanto amava...

Por parte deste rei havia uma quase certeza, que seria a última vez que estava vendo as terras de seu reino. Quis o cruel destino que sua dileta esposa falecesse em plena viagem e foi sepultada nas terras Portugal. Toda comitiva finalmente chegaram em Paris, ele, o senhor do reino, se hospeda num hotel de terceira categoria, pois tinha exíguos recursos financeiros, lá não ia viver muito, certamente, envolvido por muita tristeza, mas no âmago de sua alma, aspirava que o reino prosperasse, para compensar a troca da modalidade de governo...

Certa ocasião indo à biblioteca de Paris, para buscar um livro, preencheu uma fixa que deixou a atendente estupefata, pois na pergunta referente à profissão escrevei: ex Imperador do Brasil...

Ele desde a muito se foi, poucos até se lembram dos quase 50 anos, que esteve comandando este reino; estradas, ferrovias, (15mil km.) e tudo de moderno que fosse surgindo na Europa, procurava aos poucos implantar em seu reino...

Hoje, passados quase 146 anos da “nova” modalidade de governo, novamente há intranqüilidade, o que é muito comum, pois não há um permanente estado estabilidade política e econômica, para o bem da verdade sempre foi envolvido por uma sucessão de crises, e exceções; aliado a tudo isto há uma crise moral, em que se conclui que não são os regimes, mas, sim, a honestidade, dos governantes, e estes no momento estão em baixa; o povo deste reino está sem esperança, à espera de melhores dias...

Tudo torna propícia ao surgimento de um salvador da pátria, com falsas promessas, e novamente enganem este povo, como já aconteceram várias vezes: “caçador de marajá”, varre varre vassourinha etc.

Que o lado de “lá” ajude os moradores deste reino, carente de esperança em melhores dias... 13h23min.

Curitiba, 21 de maio de 2017 - Reflexões do Cotidiano - Saul http://www.mensagensespiritas.net63.net http://www.recantodasletras.com./autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/05/2017
Reeditado em 21/05/2017
Código do texto: T6005153
Classificação de conteúdo: seguro