Ensino Fundamental, vergonha nacional

O ensino no Brasil não melhora porque os governos (em todos os níveis) não movem uma palha para melhorá-lo. Há muito discurso,teses, debates, seminários, programas e o escambau de factóides, mas não se faz o essencial: melhorar substancialmente o ensino fundamental. Ele é a base de tudo. O ensino fundamental no Brasil não é só ruim, é péssimo. Detalhe: sem um curso primário (era assim que era chamado quando funcionava mais ou menos) não haverá progresso no ensino médio e superior. Só formaremos medíocres, salvo raras exceções.

Nos países desenvolvidos o maior incentivo é ao ensino fundamental. Ora, se copiamos à risca tudo que é ruim do exterior por que não fazer o mesmo relação ao ensino fundamental, como é encarado, por exemplo, no Japão, Inglaterra, Suécia, Coréia do Sul, Holanda, Noruega, Cuba...? Mais: por que não cooptar para o ensin fundamental as grandes vocações, pessoas com competência e cultura que estõ migrando para outras profissões que remuneram melhor? A verdade, dói dizer, mas no Brasil o professor do primário ganha igual a um gari e menos que um soldado de policia, sem nenhma crítica (pelo contrário) a esses pofissionais, mas o professor primário precisa ser tratado e remunerado como o é um jurista, um cientista ou financista. Ele realiza um srviço mais importante ou tão importante quanto a inteligência na segurança nacional.

Não adianta falar em faltade recursos porque bastaria cortar as mordomias de políticos e penduricalhos dos marjás do serviço público e eo dinheiro apareceria. Mais: sou contra o imposto do cheque, mas se houvesse um programa sério para mudar substanciualmente o ensino fundamental eu seria a favor de um imposto, segundo o salário de cada contribuinte, cada brasileiro pagaria uma taxa dentro das suas limitações. Esse ensino poderia mudar o Brasil.

O x do problema é a educação, sempre foi, mas fica-se evitando falar no assunto e tomar medidas. E, por último, se coloca no comando da educação no país alguém completamente estranho à educação e à cultura, em vez de se colocar um mestre vocacionado e que conheça o problema.

Quero deixar bem claro que não poupo nenhu governo, houve até uma certa melhora, criação de escolas técnicas, universidades públicas, Fies etc e coisa e tal, mas não se tocou na melhoria do ensino fundamental. Resumindo: sem mudar o ensino fundamental é o mesmo que cagar e não se limpar. É duro dizer isso, mas é a verdade. Inté.

PS: Ontem meu neto me mostrou um vídeo que está circulando na internet que mostra Ronaldo Fenômeno dizendo: - Voto em Aécio porque ele é honesto!Ri tanto que tive asma e fui obrigado a dar uma cafungada na bombinha, outros sem asma dariam uma cafungada no pozinho.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/05/2017
Código do texto: T6005888
Classificação de conteúdo: seguro