Considerações sobre a nova classe média no Brasil

Pensar em Classe Média é impossível, sem refletir sobre a sua origem e ascensão, é através da análise do seu processo histórico e de formação, que surge a possibilidade de resposta para compreende-la como expressão do ideal de justiça social ou como instrumento de sobrevida para o capitalismo tardio no Brasil.

Dentro desse contexto é importante entender a classe média como extensão da classe trabalhadora, ainda que a mesma não se entenda como tal. A ascensão da classe trabalhadora ao posto de classe média não a retira da classe trabalhadora, mas o caos social se dá a partir da intervenção da elite, que alimenta os sonhos de ascensão da classe média ao posto de elite, alimentando a ilusão de subida na escala social somada ao estímulo à um pseudo-poder de consumo, sendo este intimamente ligado ao fetiche de aquisição como instrumento de pertencimento à uma nova classe.

Tal comportamento evidencia a utilização da classe média como sobrevida ao capitalismo, vendedora da força de trabalho embora não se identifique nessa concepção, detentora de um ilusório poder aquisitivo e de consumo e que por consequência movimenta o mercado. É a somatória desses elementos que moldam o pensamento ideológico da nova classe média brasileira, pouco ou quase nada preocupada com justiça social por medo de um possível retrocesso à uma antiga posição a qual considera inferior à condição atual, cujo poder de consumo é inconsistente.

Sendo assim, a classe média é por definição individualista e reacionária, que impulsiona um capitalismo cruel, que alimenta a elite em detrimento de uma classe trabalhadora oprimida e cada vez mais oprimida a qual ela também pertence.

A nova classe média não se forma à partir da crítica a burguesia e desconstrução de paradigmas ideológicos, ela ressurge como máscara para problemas sociais culturalmente enraizados, é fruto de uma pós modernidade rasa, superficial e improdutiva do ponto de vista intelectual, e nesse aspecto a ultima preocupação da nova classe média é o ideal de justiça social no Brasil.

Charlene Angelim
Enviado por Charlene Angelim em 05/06/2017
Reeditado em 05/06/2017
Código do texto: T6019079
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.