RESPIRAR COM OS OLHOS... COM OS OUVIDOS.. COM O CORAÇÃO...

E na beira do rio...

... Na beira do acaso?...

... Dentro do destino?...

... Por que estou aqui? Não planejei...

...

... Mais adiante, mãos tecem no violão notas de sol vespertino... E sua voz canta algo sobre o universo, um olhar... Algo sobre a sabedoria... Algo que a Teologia tenta explicar...

... Imersa em um calor extenuante, tomo mais um gole de água... Enquanto meu olhar se refresca nas imensas águas da baía de Guajará...

"Oh, dá-me de beber, da água da fonte da vida"... Continua a voz em sua canção...

Eu não posso ver suas mãos tocando, nem sua face que canta num êxtase de oração... De costas para tudo, ele mira o rio como a um paraíso... Como se estivesse diante dos portais divinos...

... Uma garça se sacude em uma mangueira...

... Um barco passa surdo à melodia, tão imerso esta nas ondas que produz seus ruidosos motores com os quais vibra...

"Sexta-feira não vai funcionar", diz uma voz próxima, falando ao celular...

..."ninguém explica Deus"... Segue a melodia...

Outra garça pousa num torno de amarrar embarcações de frente para o cantor... Quer também ouvir a canção ou também fazer uma oração?

"Tá bom... Tá ok, então... Até logo! Boa tarde!", Fala alguém desligando sua comunicação.

... "Ninguém explica Deus... Ninguém explica..."

E o vento nortista envolve aos que aqui estão numa forte e suave maresia que nos acaricia desde o corpo até a alma...

...o som das notas do violão, da voz, das águas, do vento, das folhagens, dos diálogos misturam-se numa sinfonia por vezes indecifrável, compreendida apenas pelo coração...

Alguém acende um cigarro... Quase não consigo respirar... O vento tenta levar para longe a fumaça... Eu sigo para outro lugar mais perto do rio..,

...

...

... " Pode alguém até duvidar, existe um Deus a me guardar" ... Canta o jovem envolvido em luz... já tão perto...

"Vou viajar..." Diz um homem envolto em fumaça... agora tão distante...

"E eu tão pequenino e frágil..."

...

E a composição segue tecida com as cores do entardecer...

E volto a respirar... respiro profundamente... respiro não mais somente com minhas narinas e pulmões... Respiro com os olhos... Respiro com os ouvidos... com meu coração... Respiro com minha pele... Com todas as minhas células... Respiro com cada partícula de energia de meu espírito...

E com todo meu ser respiro... a música, a luz, as águas, as árvores, o céu, o sol, as nuvens... Todo o universo...

Com todo meu ser respiro Deus...

Ninguém explica Deus: só se respira...

...

... ...

... ... ....

... ,,,

,,,

Texto e imagem: Marta Cosmo