SALÁRIO MÍNIMO E ALGUMAS CONJECTURAS... 16h50min.

Recentemente, vimos uma entrevista na TV, com algumas pessoas do Haiti, que tinham chegado ao nosso estado, em busca de melhores dias; se “queixavam” que aqui se ganha pouco, alimentação e moradia é muito caro. Também foi mencionado que alguns após algum tempo foram para outros países, com preferência aos EUA, em que se ganha mais...

Realmente, “este” atual R$937, reais tem uma longa história...

Getúlio Vargas foi o responsável pelo salário – mínimo no Brasil em 1930*. Com uma formula, criou uma “cesta básica” e recomendou que o “salário – mínimo deveria cobrir dez cestas básicas regionais de gêneros alimentícios”...

Na realidade tudo dá entender que foi feito por etapas, ouve vários decretos de 1936, de 1938, nas realmente somente começou a vigorar em 01 de maio de 1943; os valores diferenciavam por regiões, esta tabela tinha vigência mínima por três anos; entretanto, já em dezembro de 1943, se deu o primeiro reajuste.

“Seguiram-se oito anos sem reajuste, devido ao valor do poder aquisitivo de compra”...

A Constituição de 1988 foi bem mais detalhada e explícita sobre o Salário Mínimo; o que ali está escrito realmente parece uma utopia: “ele”, “deveria ser capaz de atender as suas (do trabalhador) necessidades vitais básicas e às de si, de sua família, com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social” *... Convenhamos que com 937 reais, isto passa a ser tão somente um “sonho”...

Recordamos-nos, de um contrato, do aluguel de nossa primeira moradia, era uma casa simples, em que neste contrato estava escrito, que o valor do aluguel sempre seria um terço do salário-mínimo...

Hoje tudo mudou e é difícil alugar um imóvel, em que os valores quase atingem ou passam do mínimo, com justa razão esta foi à queixa dos haitianos...

Há tempos atrás o filho de um dos nossos amigos, foi trabalhar nos EUA, na época o salário era em torno de 1.000 dólares, este com um colega, já foram com emprego arrumado em torno de 1.200, pois bem alugaram um apartamento de dois quartos mobiliados, por 300 mensais...

Certa ocasião um de nossos primos foi, durante certo tempo, trabalhar na Alemanha, nos contando, que em média há uma melhor paridade de renda; há um salário mínimo, que permite as pessoas custearem suas necessidades básicas, pois bem dificilmente a pessoa ganhará oito vezes, além disto, caso aconteça vira uma carga tributária muito “pesada”, isto permite uma melhor divisão de renda...

Aqui, a disparidade é muito grande; uns realmente ganham muito, e muitos outros quase nada; a maioria dos aposentados do INSS ganha o mínimo... Por acaso, entramos num site de salários, numa empresa, que líder em audiência, os que tem destaque em novelas, quando estão “parados” recebem 200 mil mensais; e quando voltam a atuar, há uma “melhoria” em seus salários...

Finalmente não há um consenso ou um denominador comum; incontáveis livros, teorias políticas, foram escritos, para “diminuir” a distancia dos que ganham “muito” e os que ganham quase “nada”; temos muito que aprender para tornar este mundo mais solidário; quem é o meu próximo? É aquele que tem necessidades iguais as nossas...

Este singelo texto interrompemos várias vezes, agora é 22h13min.

*Alguns nomes e datas compilamos da Wikipédia. Curitiba, 22 de junho de 2017- Reflexões do Cotidiano – Saul http://www.mensasgensespiritas.xyz http://www.recantodasletras.com./autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/06/2017
Código do texto: T6034872
Classificação de conteúdo: seguro