Estadista em compotas

Dizem (está na história) que alguns líderes mundiais a fim de se precaver contra atentados e de se livrar de visitantes chatos, usavam sósias para substitui-los em eventos. Era o caso de Stálin, Churchil, De Gaulle, Hitler... Dizem que hoje tamabém Putin recorre a esse artifício e teria vários sósias à disposição.

Sempre soube disso, mas nunca pensei que um dia o presidente do Brasil, mesmo um golpista e acusado de tantos ilícitos, fosse objeto dessa pegadinha. É claro que sabia que a turnê gambiarra dele. além de fuga e de ser um delírio (ele pensava que iria abafar e a viagem iria lhe trazer dividendos de credibilidade), era uma fria e muito ruim para a imagem do nosso país. Desconfie da pouca importância quando ele foi recebido na chegada a Moscou pelo vice do vice do ministro das relações exteriores. Mas não sabia que iria cair do conto so sósia. Mas caiu. Saiu na coluna do Cláudio Humberto (não leio, foi uma filha minha que mostrou): "Em Moscou: Observadores atentos ficaram com a impressão de que em alguns compromissos de Michel Temer em Moscou, como no Teatro Bolshói, o anfitrião Vladimir Putin foi substituído por um dos seus sósias". Seria até cônico se não fosse trágico. É oachincalhe geral.

Na Noruega foi pior, ele passou despercebido, apenas um jornalista, eu disse um jornalista, fez a cobertura da visita do homem do dedão mole. Reuniu apenas 17 empresários, sem dúvida sósias dos verdadeiros empresários e saiu desfiando boagens, sempre sendo questionado, além de enfrentar grupos de protesto. Mas a batata estava assando: teve que levar um puxão de orelhas público, quando o ministro do meio ambiente e do clima afirmou que por não ter cumprido o acordo,a Noruega iria cortar pela metade a ajuda de 400 milhões de dólares por ano, ficou só duzentos e olhe lá, vão fiscalizar. O drácula estava esquecido que mandou duas medidas provisórias pemitindo devastação na mata. Uma saia justa incrível, um puxão de orelha, a desmoralização total.

Que saldo triste da viagem do estadista em compotas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/06/2017
Código do texto: T6035194
Classificação de conteúdo: seguro