Deus e Dostoiévsi

No seu extraordinário roamnce, Os Irmãos Karamazov", Dostoiévski disse: -"Se Deus não existisse, tudo seria permitido". Ele sintetizou de maneira admrável não uma verdade como uma necessidade do ser humano. Sem acreditar em Deus, sem a fe em eus, sem reconhecer a força de Deus, adviria o caos. Sim, porque sem Deus não ha regras, normas, ordem, princípios. Sera tal a liberdade com ausência da fé em Deus que merguhar-se-ia na anarquia geral, na promiscuidade total, no caos.

Já Sartre, afirmou: "Tudo é permitido se Deus nao existe". É o princípio do existencialismo. Ele tem razão, ratifica o que disse o romancista russo mas por ouytra ótica, a do ateismo, se lixando para quaisquer tipos de regras. É proibido prioibir e priu. Não há pecado. Se não há Deus anão há pecado. Cerrto? Absolutamente errado. No fundo apenas masturbação sociológica.

Sobre esse tema muitos notáveis das letras e da ciência tem se debruçado. Uns para justificar a existência de Deus e outros para fazer exatamente o contrário. Uns e outros nunca são capazes de pensar que estão fazendo justamente a vontade de Deus. Pensando, de batendo, refletindo.

Deus independente de divagações e devaneios. Deus deve rir muito da literatura, dos ateus e tamabém dos fanaáticos religiosos. Inté.

O romance de Dstoévski é um dos melhores livros de todos os tempos.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/06/2017
Código do texto: T6036563
Classificação de conteúdo: seguro