SEMENTE CENTENÁRIA 28ª PARTE


 A OPINIÃO DO AUTOR EM SUAS

CONSIDERAÇÕES FINAIS ENCERRANDO A OBRA

A escola Maria Guerra atualmente está sendo dirigida por Ana Márcia de Freitas. Bisneta de seu fundador Guilhermino Rodrigues da Costa. Tem seu quadro de funcionários composto por vinte e cinco professoras e seis serviçais. Desde a implantação do ensino fundamental, em 2008, ampliou seu período letivo, passando de oito para nove anos. Atualmente são cento e oitenta crianças e adolescentes cursando do1º ao 9º ano.
Como toda instituição de ensino, enfrenta as dificuldades acarretadas por diversos fatores. Dentre eles a febre provocada pela tecnologia, que gera certa influência na formação da personalidade e conduta das crianças e adolescentes que estão à mercê desta atual modernidade. No passado, há mais de um século, foi difícil quando aqui chegou Dona Maria Guerra e encontrou um grande número de sertanejos analfabetos e mesmo assim ela sozinha conseguiu alfabetizá-los, de forma quase milagrosa introduzindo na personalidade de cada um os conceitos de patriotismo e cidadania necessários formando uma sociedade sadia, digna e conceituada. Atualmente embora com ferramentas adequadas e métodos modernos, as atuais vinte e cinco professoras desta mesma escola, talvez não consigam obter o mesmo sucesso de antigamente. Não que elas não sejam capacitadas. São todas competentes. Mas Dona Maria encontrou um grupo de sertanejos de mentes limpas e ecologicamente saudáveis.
Enquanto as atuais mestras enfrentam centenas de crianças influenciadas pelos costumes tecnicamente urbanizados.
Um século se passou, muitas dificuldades foram superadas, e todas as professoras e serviçais que aqui atuaram contribuíram de forma satisfatória para construir o futuro individual de cada aluno. Foram portadoras da luz que abre os caminhos para todos, merecem ser condecoradas com a gratidão e o reconhecimento desta terra abençoada por Deus!
O AUTOR.

ABRIL DE 2017.



 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 26/06/2017
Reeditado em 28/06/2017
Código do texto: T6037572
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.