NA HORA “H”

A todo o momento estamos sendo bombardeados por conceitos e ditados que nos levam a fazer ou deixar de fazer algo. No encontro com um amigo ou com aquelas pessoas em que confiamos, somos influenciados a desenvolver atividades e ações. E cada situação como essas podem trazer bons ou maus resultados para nosso presente e para o nosso amanhã. Diante de toda gama universal de informações com as quais estamos acostumados a lidar, em razão de tantos meios de comunicações disponíveis nessa nova era, por vezes temos dificuldades em saber como utilizar bem desses conhecimentos para irmos adiante. Vivenciamos muitas ciências, pessoas, experiências alheias, todavia não temos eventualmente sabedoria ou maturidade para lidar com o que almejamos. Muitos de nós somente nos importamos com aquele exato momento que se incide, sem ao menos tentarmos compreender o que pode resultar de certas atitudes e situações que nos são acometidas. O grande pedagogo, Paulo Freire, dizia que “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.

Infelizmente com a ideia de propagarmos a boa vizinhança, a boa política, podemos estar no caminho equivocado, pois ser politicamente correto nem sempre nos auxilia a vencer as intempéries ou as tormentas ordinárias. Por isso que todo e qualquer conhecimento deve ser refletido na prática quotidiana, pois de nada adianta dominar, mas não saber como utilizar os dados; qual a hora certa de colocar em exercício o que tem para o bem e para estabelecer ordem e harmonia nos ambientes em que nos inserimos. Então é primordial, mais do que nunca, pensarmos sobre o que pode estar errado em nossas vidas para podermos expurgar tudo aquilo que nos causa dor, ou que atrapalha nossos planos. Para isso observamos, inevitavelmente, que nossa atitude deve ser pautada em juízos e preceitos coerentes e consistentes de tal maneira que não haja desconfiança sobre a rota e para que não estejamos inseguros diante do que pode a nós sobrevir. Segundo Ambrose Bierce, crítico satírico, escritor e jornalista estadunidense, “ousadia é uma das qualidades mais notáveis de um homem em segurança”.

Neste nivelamento, o que pode nos levar a desenvolver essa clarividência em nossas ideias pode ser em muito a reflexão das experiências as quais usufruímos e ainda a virtude da disciplina e da lealdade para com a nossa própria razão e, certamente, para com os nossos próprios princípios. É como aquela pessoa que vive dizendo que fará uma dieta alimentar, mas que sempre está procrastinando a data do início. Ou ainda aquele que diz que irá se dedicar muito aos estudos ou a um esporte, no entanto “na hora H” sempre o desânimo vence a pretensão. Como podemos seguir com juízos firmes? Não se sabotar é uma opção. Temos que delinear o que ambicionarmos e a partir daí, com fé, não desistirmos do fim. Temos que falar e agir em direção ao alvo em fidelidade e ética. É verdade que as tentações, os pensamentos para o desvio do caminho virão e poderão ser intensos, mas aquela ideia de visão futura do que se quer alcançar deve ser muito mais voraz, mais aguda, mais autêntica para que tudo que se deseja seja tracejado, seja atraído sem o pestanejar. Platão, filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, nos ensina que “não é necessário esperar por uma crise para descobrir o que é importante em nossa vida”.

O destacado poeta e ensaísta britânico, Joseph Addison, nos evidencia que “se quisermos triunfar na vida, façamos da perseverança a melhor amiga; da experiência, o conselheiro; da prudência, o irmão mais velho; e da esperança; o anjo da guarda. É bem assim que fazem os monges, os clérigos ou os guerreiros e os bem-sucedidos homens que batalham diuturnamente para alcançar suas perspectivas. Os que não chegam lá(...), podemos dizer que são temerosos, são cheios de tudo, menos de coragem para enfrentar os pesadelos, também desse modo não dispõem de força para dizer o não necessário para que a estrada fique livre pela frente. Às vezes podemos estar sem a visão necessária, podemos não avistar o que está lá na vanguarda, porém com fervor e esperança, com paciência e perseverança será possível atingirmos níveis nunca dantes concebidos.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 26/06/2017
Código do texto: T6037589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.