M o r m e n t e

Acho que um dos melhores escritores do Brasil em todos os tempos é Graciliano Ramos. Concordo que o universo de sua obra de romancista é muito pequeno, apenas "Angústia" sw passa numa cdade relativamente grande, Maceió. Mas isso em nada prejudicou sua literatura, ele fez justamenteo que recomendou Tolstói, pinta tua aldeia e serás universal. Os textos são perfetos, enxutos, com uma abodagem sicológica notável e um enredo que faz refletir sobre a vida e a condição humana.

Ele era muito exigente com o ato de escrever, aconselhou a que se escrevesse como as lavadeiras de Alagoas lavavam roupa, primeira lavagem, enxaguando, esticando, relavando etc e coisa e tal. Lapidava seus textos, cortando todos os excessos, palavras desnecessárias, difícies, pretnsiosas. Sua escrita é perfeita: nenhuma palavra a mais e nem uma palavra a menos.

Quando saiu da prisão sem nenhum recurso, de mala e cuia, um amigo lhe arrumou um emprego de revisor no Jornal doBrasil (ou Coreio da Manhã, não sei precisar). Ele cumpria fielmente sua tarefa, fcava instalado no seu lugar, fumando um cigarro Sela e tomando uma lapadinha de cachaça e com um lápis de grafite vermelho à mão, e ia corrigindo os erros. Havia algumas palavras que ele detestava, quando encontrava uma delas riscava. Certo dia, revisando um texto de um figurão da ABL, encontrou uma das palavras que detestava: outrosssim. Riscou-a de vemelhoe escreveu na margem: "Outrosssim é a puta que o pariu!".

Hoje lendo um textão chatíssimo de FHC me elembrei de Graciliano, é que encontrei uma palavrinha chata paca e pretensiosa: m o r m e n t e. Pra que se usar essa palavra? Pensi oque faria o Velho Graça? O mesmo que fez com o outrssim, riscaria de vermelho e faria a mesma observação à margem. Mas hoje não tem mais revisor e naão tem mais um Graciliano. nfelizmente.

Sobre o texto da múmia tucana é de um cinismo ímpar, ele está, psmem, pedindo um gesto maior de Temer e pasmem outra vez, dizendo que apoiou o golpista. Apoiou só não, botou o coração pela boca, aos peidos, ramando um golpe para tirar do poder uma presidenta que ele mesmo dizia ser pessoalmente honesta para botar em seu lugar um cara que ele sabe que nunca foi ouro dezoito. FHC nãoé melhor que Temer. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/06/2017
Código do texto: T6037969
Classificação de conteúdo: seguro