“PEDÁGIO” UMA DAS FACES DO NEOLIBERALISMO...*16h43min.

Na sexta-feira, logo após o almoço, levei a esposa até o Terminal do Santa Cândida, com destino a Estação Central. As alunas do curso de pintura, semanalmente se reúnem, para às aulas, no fim do ano participam de exposições.

No mesmo dia à noite não passamos bem, devido uma indisposição. Somente no sábado à noite houve uma melhora, pois uma das filhas enviou uma sopa. E realmente nos sentíamos “combalidos” e isto nos obrigou a nos “afastar” do Recanto...

Domingo já estávamos melhores, quando recebemos o telefonema, que o nosso neto que mora em Campo Largo, viria para o almoço, e ainda mais traria a carne e carvão para ofertar um almoço à família...

Deu tudo certo, até o tempo ajudou, pois estava um céu de brigadeiro. Conversamos bastante, este nos contou que já passou por aquela rodovia principal do Espírito Santo, em que aconteceu o lamentável acidente, entre uma carreta, um ônibus e duas ambulâncias, ceifando a vida 23 pessoas, e umas com ferimentos gravíssimos que continuam internadas em hospitais...

Segundo o repórter da TV Band, a rodovia está “pedagiada” deste 2014, e agora pasmem! Arrecadam em média 160 milhões por ano, e até agora a única “obra” apresentada foram às sete praças de pedágio, e que os aumentos anuais são sempre acima da inflação...

Estas “novidades” foram trazidas pelo governo FHC, algumas positivas, outras nem tanto. * Os conceitos do neoliberalismo e globalização estão ligados porque o neoliberalismo surgiu à globalização, e mais concretamente à globalização da economia, depois da Segunda Guerra Mundial, aumento de consumo e avanço da tecnologia de produção lideram a sociedade para o consumismo. “

E resumo, começaram a ocorrer as “privatizações” de vários setores, os das telecomunicações, por exemplo, foram feitas com dinheiro público, que não deixa de ser uma incoerência... Assim aconteceu em vários seguimentos, portos, rodovias, ferrovias, aeroportos; com isto acontecendo, que em tese não ficariam ao encargo do Estado, “ele” em tese deveria ser um elemento “moderador”, para “proteger” os interesses do cidadão para evitar excessos...

Mas pelo visto isto não está acontecendo, quem está lucrando são os grandes grupos, em detrimento dos interesses populares, como no caso do que mencionamos, um grupo tem a concessão de 458 km e até agora nada fez, e este descaso, está ceifando vidas... O cidadão é duplamente penalizado, paga IPVA, CIDE, o pesado tributo sobre os combustíveis, para conservar rodovias, e construir outras; nada está sendo feito, nem por isto temos uma Saúde Pública da qualidade, bem como Educação etc...

Tudo isto deixa o povo brasileiro perplexo e sem esperança em melhores dias. Tudo leva a crer que este atual modelo político está esgotado, desacreditado, e é preciso mudar, quem sabe para uma autentico parlamentarismo... ]

Por último em muitos países, há o pedágio, porém, há a liberdade do cidadão, ter uma rodovia secundária, pois isto não tira dele a liberdade de ir vir. Aqui em nosso estado temos o pedágio mais caro do mundo... Menos de 100 km que custam apenas R$ 18,00 reais, somente para ida, as rodovias já estavam prontas, pouca coisa foi feito, além das passarelas e as praças de pedágio... (Rodovia que liga o nosso litoral)

17h35min.

*Wikipédia.

Curitiba, 26 de junho de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz http://www.recantosdasletras.com./autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/06/2017
Reeditado em 29/06/2017
Código do texto: T6038100
Classificação de conteúdo: seguro