Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DE VOLTA AO PASSADO


Vamos relembrar algo que aconteceu...
Conferir previsões...
Osculos e amplexos,
Marcial

DE VOLTA AO PASSADO
Marcial Salaverry
 
Uma das coisas mais interessantes que podemos fazer,  é dar uma ligeira volta ao passado, e buscar nos escaninhos da memória, ou em algumas anotações, para relembrar algumas  das previsões feitas por luminares do passado, com relação ao futuro, ou melhor, ao que era futuro na época, mas que hoje já é passado.  Assim sendo, podemos conferir a exatidão do que foi previsto com grande estardalhaço na época.
Segundo consta, um desses luminares, Nostradamus, com muita propriedade deu seu recado ao mundo, dizendo “caminha mundo que a 2000 não chegarás..”. Já passamos um pouquinho da data prevista e o mundo ainda está firme e bem disposto (ou quase...).  É certo que ele andou meio que pererecando, com algumas ameaças Bushianas aqui e ali, mas ainda está de pé.
Alguns vão dizer que existem controvérsias a respeito do que foi que realmente o véio Nostra quis dizer.  Eu, como não estava presente quando ele deu a entrevista à Globo, (consta que foi entrevistado pelo Cid Moreira...), não posso afirmar com segurança.  Não existe fita ou disquete gravado, e tampouco foi salva em CD.  Mas parece que foi isso mesmo que ele disse, segundo consta em alguns documentos de época.
Aldous Huxley, escritor que no passado escrevia sobre o futuro,  em seu livro intitulado 1986 escreveu um monte de abobrinhas sobre como seria o mundo em 1986.  As coisas não chegaram nem perto de suas previsões.  Falando em como estava em 1986, claro.
Em 2001, Uma Odisséia no Espaço, o mundo estaria muito mais adiantado e evoluído do que está na realidade.  Não se pode dizer que as previsões  falharam totalmente, porque houve uma grande evolução.  Mas nada dentro do que estava previsto para 2001. Parece que ainda vai demorar para que aconteça tudo aquilo.
Quem mais acertou em suas previsões, foi Julio Verne, que anteviu o submarino, e outras coisinhas que acabaram realmente acontecendo. Esse sim, conseguiu ter uma visão muito boa do que poderia ser o futuro. Ainda mais que ele apenas previu as coisas, sem adiantar o quando. Na época, ninguém aceitou a idéia do submarino.  Achavam impossível sobreviver embaixo da água. Dentro das condições que ele visualizou o submarino, seu famoso Nautilus, é possível.  Penso que apenas a tripulação daquele submarino russo não vai concordar...
Bem, podemos dizer que nosso amigo acertou quase tudo, pois o que ainda não se conseguiu fazer, foi criar condições de vida submarina.  Pô... até que seria bacana o fato de poder-se ver o peixinho apetitoso bestando lá fora, escolher naquele menu ao vivo o que melhor atingir o paladar, liga o sugador peixífero, e o bichinho já pula para a frigideira.
Convenhamos que é altamente interessante a idéia...  Ainda mais que nessa cidade submarina, até gado vai poder se criar.  Legal.  Gostei.  Vou reservar uma maloquinha no primeiro condomínio subaquático que surgir...
Até na lua já chegamos... Julio Verne realmente sabia o que dizia...
Agora, o surgimento da Internet, um dos  acontecimentos mais marcantes da atualidade, acho que ninguém previu, pois não existe literatura nesse sentido. A Internet foi se escrevendo por contra própria.
Não me lembro de ter lido nada prevendo essa coisa.  Também, quem poderia imaginar que poderia existir um cérebro tão doentio quanto esse Bill Gates para Microsoftar esse bagulho inacreditável.  A Internet deu uma mexida tal no modus vivendi dos usuários, que certas coisas inconcebíveis num passado não tão distante, agora são não só normais, como já pertencem ao passado.  A evolução dessa máquina de fazer doidos, é imensa.  Rápida e intensa.
Para exemplificar,  achei a coisa mais normal do mundo quando alguém, que mora na Itália pediu, às 11 horas, uma receita de Bolo Prestígio, pois  precisava fazer o talzinho para uma festa, naquela noite.  Mandei a receita, que chegou a tempo.  Bolo feito, e, se não tivessem comido tudo, ela teria me mandado um pedaço via e-mail... Depois, eu parei para pensar um pouco, e me lembrei de que, há poucos anos atrás, essa troca de correspondências levaria quase 1 mês. Se fosse rápida, independendo de problemas de conexão.
Isso não foi previsto...  Não me lembro da ter lido algo nesse sentido.
Como não foi previsto que um bando que não tem nada o que fazer, iria se divertir, usando essa maravilha que é a Internet, para espalhar vírus, hoax, spam, e sei lá mais o que, cuja única finalidade é a atrapalhar a marcha natural das coisas.
Como também não foi previsto que poderiamos conversar, em questão de segundos, com pessoas do mundo inteiro, nem que seria possivel abraçar (virtualmente) alguém que agora está no Japão. Parece absurdo...
Realmente, a Internet, não só modificou as comunicações, agilizando-as de uma maneira incrível, como veio resolver uma porção de problemas que ninguém tinha antes dela surgir...
Nada disso foi previsto...
Vou fazer uma previsão.  Vamos todos ter UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 18/10/2005
Código do texto: T60760
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19847 textos (1962143 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 01:25)
Marcial Salaverry