Não é um julgamento é uma oportunidade...

(...)E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca?

Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.

Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros.

Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano.

Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe.

Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos:

Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.
 Salmos 50:15-22.

Bem, se você não percebeu, em não sendo você um a quem o texto se refere como aquele/a a quem Deus glorificará um dia por Lhe já O estar obedecendo, é com você, sim, com você, casado ou não, que está saindo com a mulher do outro, ou com o marido da outra; que está enganando seu sócio; que frauda seu cliente; que chama de senhor o seu dinheiro; que está maquinando matar ou fazer quaisquer mal a alguém, se o já não tiver feito; que mente que nem sente; que come sem se importar se há famintos dependendo da sua compaixão; que quer perdão mas não perdoa; que não quer ser julgado mas condena; que não confia mas quer crédito; que falsifica tudo, dum visto num bilhete ‘inocente’ ao contra cheque, ou que cria um contrato inexistente; que defrauda sem arder a cara; que corrompe ou é corrompido; que mente pro patrão; que mente pro empregado; que mente pro professor; que mente pro aluno; que mente pro marido; que mente para a esposa; que mente para os filhos; que mente para os pais; que mente pro Manoel, pra Maria e pro Luiz, que mente até – e principalmente, para o juiz, que o salmista está falando. Sim, é EXATAMENTE com você o papo aqui.

O papo é até com você que não faz nada disso, mas que suga o sangue alheio feito um carrapato; que dá chute no cachorro e chute o gato...

Mas como falei em quem mente até para o juiz, antes de seguirmos, uma lembrancinha:

(...)Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. Salmos 75; 7.

(...)Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor. Jeremias 23; 24.

Sobre Ele encher os céus e a terra, assim como que NINGUÉM consegue escapar da Sua vista, claro que eu não vou precisar desenhar que assim como quer vá aonde você FOR e TUDO quanto você fizer, ou pensar em fazer, Ele vai estar vendo. Ou vou? Por que se for assim, pra não esticar muito o texto, a dica é você dar uma olhada um cadinho aí acima na relação “das qualidades”, e ver onde você se encaixa que tá feito – sem necessariamente precisar ser em dois dos itens: você já está no caderno DO ABATE Dele.

Mas vamos seguir, que a ideia é te EXALTAR e não te abater.

Mas antes:

(...)Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Gênesis 3; 3.

(...)E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3;24.

Eu invoquei as passagens em Gênesis 3, só para deixar guardado aí na sua mente, que Adão, conforme a Bíblia, o pai da humanidade, não foi expulso do jardim do Éden (entenda da Presença de Deus) por causa duma coleção de pecados, mas por causa de APENAS um, a saber, se você ainda não sabe, por ter comido dum fruto de que teve ordem que NÃO comesse. Mas se você é um dos que acreditam que isso é ‘conversa pra boi dormir’, o que eu tenho pra te dizer é que o ABATE, quer dizer, o problema não será meu. E te aconselho a refletir no restante da leitura. E o estímulo para isso que te dou é que tudo o que se deu com Adão e Eva, aponta para o juízo de Deus, quando EXALTARÁ uns e ABATERÁ outros, no grande Dia.

(...)Guarda o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, de noite. Deuteronômio 16;1.

Mas o que deve estar martelando na sua cabeça, você que quer ser EXALTADO/A e não ABATIDO/A, é o fato de, sendo você um/a a quem se aplica não uma mas muitas das “qualidades” relacionadas mais a cima – o que acredito que a essa altura esteja girando a mil na sua consciência, e tendo sido Adão expulso por apenas UM e não por dois pecados, o que mais de saída haveria para você. E é justo por isso que encaixei Deuteronômio 16; 1, aí acima.

Eu não sei se você sabe, mas a ordenança de Deus aí nessa passagem, refere-se à libertação do povo hebreu, a quem Ele, Jesus Cristo, chama de “Meu povo”, da escravidão do Egito, onde viveu nas garras dos faraós por 400 anos, mas que com “braço forte” o libertou (...)E o Senhor nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres; Deuteronômio 26:8, e é ali que começa sua esperança de EXALTAÇÃO em lugar de CONDENAÇÃO. Ah, antes de seguir deixa só eu te dizer que se você não gosta de peixe PODE SE EXBALDAR no churrasco que não virá cipó nenhum na tua bunda não. Posso te garantir. Aliás, NUNCA houve essa ordenança da parte de Deus. (...)E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerãoÊxodo 12:8. Esse se refere e x a t a m e n t e à Páscoa, depois dá lá uma conferida no capítulo 12, que o assunto aqui é outro.

(...)E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Lucas 22:15.

Essas aí acima foram palavras de Jesus, antes de cear com os Seus discípulos, quando em via de ser entregue e crucificado. E estas aí à baixo foram Suas palavras na exata hora em que, de decima daquela cruz, Ele te dá a chance de fugir do ABATE e correr para a EXALTAÇÃO:

(...)E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. Lucas 23:46.

Mas e o que eu faço com tanta mentira que eu já falei; ou com tanta traição que já cometi; ou com tanta enganação de que me vali; ou com todo esse ódio do meu coração, ou os crimes que trago nas costas, se Adão nada disso fez e ainda assim foi expulso da Presença d’Ele, pode ainda ser sua pergunta. E de fato, a nossos olhos, estaria tudo perdido mesmo. Mas, se o arrependimento bateu aí à porta, dá uma olhada nisso:

(...)Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.Isaías 1:18.

Quem então, optaria por ser ABATIDO diante duma tão grandiosa e santa proposta?

“Mas, espera, que de mais terá em ser abatido/a se isso não vai ser agora e a 'vida-loka' que eu levo é por demais gostosa; além do mais, depois eu peço perdão e estará tudo resolvido, ora essas...”, pode quem sabe ainda lhe ocorrer. Daí o que tenho a te dizer, antes te lembrando que morto não fala, logo não pede perdão, e que depois disso é julgamento e ponto, seja para condenação ou absolvição, como aqui (...)E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:27,28, e que a ninguém e dado saber se vive hoje e daqui a pouco também, é que não se tratará dum ABATE conforme pensa o homem (...)Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55; 8, mas uma coisa terrível e eterna, porque o pecado é contra um Deus terrível e ETERNO. Logo o castigo não poderá ser” meia-boca”, e agora quem diz ora essa sou eu.

(...)Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 
Isaías 55:6,7

A Páscoa em Deuteronômio 16, onde se sacrificava – se derramava o sangue de - cordeiros, dali para trás e para frente também para expiação de pecados (...)E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado, e o trará diante da tenda da congregação, Levítico 4:14, refere-se à libertação da escravidão dum povo, do Egito. Egito que simboliza o mundo, vale registrar, e a Páscoa em Lucas 22, que deságua na crucificação, representa a libertação de todo àquele que quiser, da ESCRAVIDÃO do PECADO. Sim, a mentira, o adultério, a enganação, a traição de qualquer ordem, a idolatria – esta então -, a negação ao filho de Deus, tudo isso é uma forma de o diabo escravizar a pessoa nessas práticas, para que ela, a pessoa, acabe por lhe fazer companhia no grande Dia. Ele que já está condenado. E por isso O CORDEIRO de Deus. A saber, Jesus Cristo, veio Ele mesmo, cordeiro imaculado, preciosíssimo, a derramar Seus sangue, também por você, quem sabe.

Mas talvez você ainda insista em que se você tem feito o que tem feito e nada tem te acontecido, que Deus não esteja cobrando ou não vai te cobrar nada dia nenhum, tipo: “Se tá tudo dando certo, ora essa”. Então que mais fazer, além de te recordar essa passagem:

(...)Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos: Salmo 50; 21.

“Mas eu te arguirei...” entenda como que Ele vai questionar a todos/as quantos pensavam que Ele estava consentindo com suas abominações. E “As porei por ordem diante dos teus olhos...”, alguns conhecem como o velho e bom PASSAR NA CARA!!! Inclusive sobre esse texto, tudo aqui, assim eu daqui como você daí, está sendo registrado no Livro dos registros (...)E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12. (...)E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20;15.

Entretanto, é importante a citação de que a angustia a que Jesus Cristo se refere na primeira linha deste texto, ela extraída da Bíblia sagrada, em nada diz da angustia de ter perdido seu marido ou esposa, seu carro ou seu emprego e o quer de volta, como também não de estar doente ou desiludido/a com esse/a ou aquele/a amigo/a, como primordialidade. A angustia durante a qual Ele te chama a que O invoque é a angustia por estar vivendo uma vida pecaminosa, por estar muito distante d’Ele, sobretudo por ter Ele sofrido a morte dolorosa e humilhante que sofreu por você e você estar insistindo no pouco caso que tem feito d’Ele, como que Aquilo não fosse nada.

Aliás, há algum tempo, um ano talvez, eu ouvi dum jornalista – melhor dizendo, um grande jornalista, que “Até você tá nessa de religião...”. O que na verdade ele quis dizer foi “nessa de Deus”. A conversa havia sido por telefone. E essa semana ele esteve pessoalmente comigo, e Jesus fez ele próprio soltar mais uma cara d’água, durante nossa conversa, que foi que “Eu estudo sociologia e eu não vou botar ‘Deus’ acima disso”. Numa flagrante loucura e descaso para com Àquele que o criou e a todas as coisas. Para que diante de tamanha tolice, depois de eu lhe dizer que até o olho que ele estava piscando só piscava por que vinha de Deus a força para que ele fizesse isso e que aparte disso, sem o sopro que vem d’Ele, ele cairia durinho ali no chão, e eu o fizesse ler que (...)Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:23,24, hora que pude notar um leve merejamento em seus olhos. Então vibrei por dentro, pensando: agora é coisa de tempo.

“Para os amigos tudo, para os inimigos a lei”. Um dia alguém disse isso, sem saber, ou quem sabe sabendo, que ele nada mais fazia que parafrasear o que está escrito sobre os que de Deus se fazem inimigos, no dia do seu julgamento. E o que não me é compreensível é que, tendo TODOS uma Bíblia ao alcance das mãos, e o Espírito Santo ao alcance do coração, e tratando-se do que se trata, salvação ou condenação, os indivíduos não busquem conhecimento. Onde já teriam descoberto que, assim como a Nova Aliança, ou Testamento, aponta para o Céu da eternidade, o Velho, ou Velha Aliança, aponta para o Jesus que vai salvar ou condenar:   

(...)Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça. Deuteronômio 16;18.

Pois é, não à toa Ele próprio diz (...)Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6;10. Ou você acha que tudo lá é coincidência, como o trecho aí acima, dizendo de juiz e julgamento?

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
 Apocalipse 3:17,18.

Atenta ó “miserável”, e “pobre”, e “cego”, e “nu”, como eu um dia também o fui, para que com o seu coração compre d’Ele o ouro da pureza, provado no fogo da Sua justiça, para que te enriqueça da Sua graça, e te vistas com as vestes da santidade, a fim de que naquele Dia, como hoje se dá nos tribunais dos homens, não se exponha, diante de TODOS, os teus maus feitos, e te envergonhes...

(...)Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. Salmos 50; 22.
E para não fugir à regra, já que o negócio do Senhor comigo com os sonhos não é para exclusividade alguma, mas para que todos saibam do que está no Seu coração para com Seu povo...

- Eis que eu estava sentado à mesa duma pousada, quando de repente, sem chuva nem nada, raios começam a cair no batente das portas que estavam, abertas, a menos de dois metros de mim, hora em que noto em cima da mesa um relógio metálico, então rapidamente estiro o braço e, o pondo distante, peço que a garçonete o leve dali.

Esse sonho aconteceu faz mais de um ano, quando, recém convertido, começava a fugir do pecado, mas que trago aqui dado o contexto que o envolve, muito apropriado ao momento e por sua revelação ser por demais atual.

A revelação

- “Afasta mesmo de ti, àquilo que pode atrair a minha ira!!!”.

O que atrai a ira de Deus é o pecado. Alem de que o que se faz numa pousada, além de se passar apenas uma temporada? Pois é, a pousada representa o mundo, onde estamos todos de passagem. Por isso Ele usou uma pousada.

(...)Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar. Ezequiel 33:12

É 'Páscoa', meu irmão, minha irmã ainda de fora. E Ele é a nossa Páscoa de todos os dias. Isto é a páscoa... agora coma e vê se não desperdiça... não, não digo do peixe dos costumes, mas do Corpo e do Sangue, da oportunidade de também ser liberto/a de suas práticas pecaminosas, pelo menos das voluntárias, e vem. Vem, ainda que você não minta, não roube, não se corrompa ou corrompa alguém, ainda que você não traia, que não engane, ainda que a você não se aplique nenhum dos adjetivos de que citei lá em cima, se é você um/a alma vivente que ainda vive exposto/a às “feras do campo”, vem...

E aos de dentro, a quem couber...

(...)Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. I a Coríntios 5;7.

Aos demais, que se esforçam para jamais entristecerem o Espírito de Deus, mas que vem sofrendo tentações:

(...)Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.

E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;

E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.

Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.

Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.

Regozijai-vos sempre.

Orai sem cessar.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Não extingais o Espírito.

Não desprezeis as profecias.

Examinai tudo. Retende o bem.

Abstende-vos de toda a aparência do mal.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
 1 Tessalonicenses 5:11-23.

Texto pela passagem do aniversário de 2 anos, MUITO FELIZ rendido à Jesus Cristo, 11 de Abril, dividindo convosco essa alegria, sem glória alguma a mim mesmo, enquanto prego o Evangelho da cruz.

(...)Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!1 Coríntios 9:16.

Shalom.