BRASIL: UM PAÍS PERENEMENTE SUBDESENVOLVIDO

40.374

Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2017

    Como a vida é uma repetição de atos e fatos nesse nosso cotidiano, vez ou outra se repetirá, aqui, algum tema e/ou conteúdo, já abordado anteriormente. Mas antes repetir do que esquecer, porque em nosso país alguém já afirmou que não se tem memória.

   Quando jovem, mais exatamente no ano de 1972, estando no 2º ano científico, eu ficava com uma tremenda raiva quando via referência ao subdesenvolvimento do Brasil. Não conseguia entender como um país como o nosso, que já possuía fábrica automotiva, prospecção petrolífera, bem como já dava os primeiros passos em informática, pudesse ser considerado atrasado.

   Mas já um sexagenário, nesses dias atuais, 2017, tenho a exata convicção que me faltava naquele período de vida, em que este país continua sendo subdesenvolvido, sim. E pelo andar da carruagem, isto ainda perdurará por bom tempo (no caso, décadas), onde o povo não se desenvolve, a ponto de não conseguir reconhecer tais situações.

   A grosso modo isso pode ser observado nos salários que o povo recebe, e com a carga tributária que paga. Fato totalmente paradoxal, se comparado com parte do mundo avançado. Como também pelo retorno dos impostos que paga, haja vista que os serviços públicos brasileiros são extremamente deficientes.

   Mas os atuais fatos políticos que andam se sucedendo em nossa pátria, dão bem a mostra do quanto ainda estamos atrasados. Pode-se comparar ao período imperial, em séculos passados, quando éramos governados por um imperador. E as performances de Michel Temer nesses atuais dias, dão essa mesma impressão.

   Ele arrota e se arvora em excelente presidente, coisa que não passa nem perto. E é necessário dizer que a sua posição, mesmo que legal, não é sustentável, pelos motivos os quais alcançou tal posição. E isto apenas definiu a sua condição de presidente interino. Mas ele anda usando e abusando do poder, cometendo ações altamente reprováveis, envolvido que está, até o pescoço, com a corrupção no país.

   Daí que não se pode assistir a tantos absurdos, com a consequente indiferença do povão, que vê tudo isso acontecer sob suas barbas, sem tomar nenhuma posição a respeito de tantos desmandos. É óbvio que tal situação vai aumentando e se agravando, de forma que num futuro próximo, alguma coisa terrível possa acontecer nesse país.

   Indiretamente muitas coisas terríveis já andam acontecendo aqui. E a violência já dá mostras de que a situação está incontrolável. E com as dificuldades financeiras da administração pública, já se vê um contingente enorme de servidores não recebendo suas remunerações. Isso é meio caminho andado para o caos.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 14/08/2017
Código do texto: T6083110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.