Fé e Razão

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Esse trecho do Evangelho de João 8:32 é um dos meus favoritos, e de certa forma me desperta muitos questionamentos. A filosofia aristotélica passou séculos buscando "a verdade", e com isso, a verdade estava intrínseca à teologia e à fé. Porém, no século XVIII essa filosofia é refutada pelas ideias iluministas, que vêm pregando o pensamento pela razão, resultando na Revolução Francesa.

Mais tarde, no século XIX, Nietzsche propõe uma nova fórmula de filosofia, e questiona o excesso de razão que levaria a sociedade a um mau caminho.

Porém, o que é a razão?

Razão advém do latim rationem, que significa cálculo, conta, medida, regra. Deriva de ratio, particípio passado de reor, ou seja, determino, estabeleço, e portanto julgo, estimo. Desta forma, trata-se da capacidade e faculdade de raciocinar, ponderar, escolher, que é inerente aos seres humanos. Determinar, estabelecer, calcular, medir, consegue-se através de estudos profundos.

Caro leitor, presumo que neste momento se pergunta o que isso tem a ver com o parágrafo inicial deste texto?

Proponho uma análise entre a fé e a razão. A primeira grande dúvida do ser humano foi escolher entre a fé e a razão (entenda razão como verdade), comer ou não o fruto da árvore central do Jardim do Éden.

O que seria a fé?

No catolicismo, a primeira das três grandes virtudes teologais. Portanto, num sentido religioso, significa dizer que alguém aceita algo como verdade, significa lealdade.

O ser humano se viu em um grande impasse, a fé (verdade divina) e a razão (verdade humana), qual seguir? Todos já conhecem a história do pecado original.

Ainda dentro do contexto bíblico, Abraão se viu igualmente no mesmo impasse, matar ou não Isaac? No entanto, o pai do Cristianismo e do Judaísmo, optou pela verdade divina, e foi recompensado pelo criador, ao contrário de Eva e Adão, que amargaram o preço da desobediência.

Certa vez, uma grande amiga me disse que conhecimento demais nos distancia da fé. E o que é o homem sem fé? Um ser imerso na sua pura e própria razão...

No Evangelho de João, Ele nos diz que se conhecermos a verdade ela nos libertaria. Mas, qual verdade? A humana, ou a divina?

Durante todo o texto do livro sagrado cristão, mais exatamente no Velho Testamento, o criador demonstra quão ruim foi a razão, e ao mesmo tempo quão aprisionante é a verdade divina.

Mais um impasse: fé ou razão?

Eu respondo: Os dois. Fé sem razão aliena, razão sem fé assoberba.

Marcelo Soares
Enviado por Marcelo Soares em 14/08/2017
Código do texto: T6083478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.