As duas Marias

     Eram duas irmãs: Maria Luciana de Souza e Maria Madalena de Souza.
      O tempo era de homens rústicos e de mulheres submissas.
   Maria Luciana tinha treze anos e Maria Madalena quinze.
   Surge naquele momento, em Franca,uma epidemia de febre. Uma doença sem nome e sem remédios, comum naquela época. O pai das meninas, João Caetano de Souza, contraiu a doença e morreu. "Era urgente , então ,casá-las!"
      Os homens da família reuniram-se e decidiram casar Maria Luciana com o primo Joaquim Gonçalves Ferreira. Era  abril de 1841."Necessário se fazia preservar os bens familiares!"
  Nove dias depois do casamento, Maria Luciana morreu da mesma febre que matara o pai. Sepultaram a mocinha na capela da usina da propriedade familiar,envolta num pano branco, como era costume na época.
      Quatro meses depois, em 17 de agosto de 1841, o seu viúvo se casava com a irmã, Maria Madalena. " Não era viável perder os gastos com a negociação do dote!"
      Por que casaram primeiro a mais novinha, que só tinha treze anos? Foi escolha do noivo?Havia algo escrito nos testamentos que determinou essa decisão? Não encontro indícios nos documentos disponíveis.Continuarei  sem respostas.
( Memórias da Casa Partida )