Como Encarar Drama de Novela na Vida Real?


          A história fala de uma moça confusa com sua identidade feminina e que não aceita o próprio corpo e desde criança a mãe tenta fazer da filha uma patricinha, mas ela não se encaixa no que lhe é proposto. A moça no fundo sente-se cobrada em ser bonita e feminina como a mãe. A mãe é interpretada pela Maria Fernanda Cândido. Aí é sacanagem mesmo... rsrs...
          Como pode uma mulher no auge de sua juventude ter horror aos próprios seios que além de ser um símbolo maternal e que alimenta o ser humano em seus primeiros meses de vida, representa também a beleza e a sedução do ser feminino?
          A bíblia diz em gênesis 1.27: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
          Não quero usar este texto para criar expressões batidas e até desagregadoras como: “Deus criou Adão e Eva e não Adão e Ivo”. Acho que agindo dessa forma não ajudamos em nada e criamos contendas e divisões que não levam a solução alguma.
          Imagino como deve ser difícil viver em conflito com o próprio corpo e não se achar dentro dele.
          Mas questiono o texto e a personagem quando ela diz aos pais que não nasceu menina e sim menino e que veio no corpo errado.
          Quem errou então? O pai? A mãe? A natureza? Ou Deus?
          Não acho errado a escritora trazer o tema em sua novela e abordar todos os outros assuntos que fazem parte da sociedade como tráfico, adultério, homossexualidade, bigamia, violência, etc...
          Recebi no whatsapp uma mensagem dizendo que a novela é uma tele aula de ensinamentos de valores deturpados, concordo e discordo ao mesmo tempo. Como vamos escrever uma obra de ficção querendo ignorar fatos que estão aí em nosso cotidiano?
         Acho que ninguém induz ninguém a nada e se alguém usa uma história de TV para praticar atos que não sejam corretos a responsabilidade é dessa pessoa...
          Minha intenção era escrever sobre a transexualidade que ficou apenas no começo do texto.
          Resolvi não colocar minha opinião nessa questão, mas posso dizer que os tempos são outros e devemos estar preparados para estas novidades que nos pegam de surpresa. O que não pode faltar é amor e compreensão independente de não aceitarmos ou não entendermos estes desígnios da vida...




Autor: Fábio Brandão Caldeira



177926-mini.jpg
Interação de Paulo da Cruz

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.Um grande abraço.

Poeta Camões
         
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 23/09/2017
Reeditado em 30/01/2020
Código do texto: T6122666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.