O calcanhar de Aquiles dos EUA

Após a 2ª Guerra Mundial os Estados Unidos da América se consolidaram como a maior potência militar e econômica do planeta. O PIB de 2017 está estimado em mais de US$ 17 trilhões, e no segundo trimestre teve um crescimento de 2,6% em comparação a 2016. Os EUA têm bases militares espalhadas pelo mundo afora, e é o segundo país com mais ogivas nucleares, 7200, atrás da Rússia que tem 7500. São o país que mais exportam tecnologias.

Os EUA são referência na educação, por comportar as melhores escolas e universidades. São referência em quase todas as modalidades esportivas, com mais conquistas olímpicas e mundiais, com exceção do futebol de campo masculino onde engatinham por falta de incentivo, já que investem no futebol americano. São referência ainda na cultura e indústria cinematográfica. Na saúde deixam a desejar, pela inexistência de um plano público como o SUS em nosso país.

O calcanhar de Aquiles dos EUA é a ingovernabilidade de Washington - DC que não conseguem aprovar leis nos estados, onde cada um tem as suas leis. O porte de armas estendido a toda população é um problema sério, o que tem gerado muita violência. A população teme o terrorismo interno, que tem como alvo escolas, casas de shows, universidades, aeroportos, eventos esportivos, musicais, etc., por motivos diversos como vingança e delinquência.

No dia 01-10-2017 (noite de domingo, horário local) em Las Vegas, Nevada, aconteceu o maior ataque a tiros, com 59 mortos e mais de 500 feridos, efetuados de dentro do quarto do 32º andar do Mandalay Bar, um famoso casino e resort da cidade, por Stephen Paddock, de 64 anos, identificado pela Polícia e que se matou por não ser preso. Paddock que alugara uma suíte com 02 quartos se apoiou em duas janelas para abrir fogo contra cerca de 40 mil pessoas que assistiam a céu aberto um festival de música. Foram encontradas 23 armas entre pistolas e fuzis no quarto; e na casa do atirador foram encontradas mais 19 armas, além de muita munição e explosivos.

Só este ano, conforme o site Gun Violence, houve um total de 272 grandes tiroteios nos Estados Unidos, fora o de Las Vegas. O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou o ataque como “um ato de maldade”. E prestou condolências às vítimas e famílias em sua conta no Twitter. Mas não basta lamentar! É preciso criar uma lei que impeça o porte de armas. É preciso investir em mais segurança. É preciso ainda mudar a cultura no povo norte americano, que gosta de colecionar e exibir armas. Enfim, tem que mudar muita coisa.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 07/10/2017
Reeditado em 11/11/2017
Código do texto: T6135577
Classificação de conteúdo: seguro