AS PRIMEIRAS LETRAS...

Quem não as teve?

Crianças, jovens e mesmo aqueles com a idade mais avançada, no recôndito de suas almas, guardam suaves lembranças; daquela que tomando suas frágeis e inseguras mãos às segurava para que dessem mais firmeza, para traçar as primeiras letras...

Neste dia 15 de outubro, próximo passado, ela foi lembrada, reverenciada pela importância que merecem; os futuros formandos e os que hoje exercessem as mais diferentes profissões devem a elas os primeiros passos de seu aprendizado; almas extremamente dedicadas à função escolhida; em sua dedicação está o futuro da própria Nação.

Hoje está comprovado que os países que alcançaram níveis ideais de desenvolvimento foram, e é em função que apostaram maciçamente na Educação Integral; é mais viável investir-se em Escolas, pois caso contrário se canalizará vultosos recursos em presídios, que são extremamente onerosos a sua manutenção...

Apesar das limitações ornamentarias de alguns Estados da Federação, com limitados ganhos, - em se comparando alguns países que já alcançaram um excelente nível de desenvolvimento, - elas vão cumprindo a missão que lhes cabe; em face da modernidade dos tempos atuais normalmente os pais trabalham, o mais comum é que as educadoras passem mais tempo com os filhos do que os próprios pais; havendo aí a oportunidade de sutilmente lançarem as sementes da generosidade, da compreensão, do entendimento da convivência fraterna e amiga entre os colegas que ocuparam o mesmo o espaço; com estes procedimentos estarão evitando que os resquícios da violência eclodam mais tarde; quando na adolescência e na fase adulta assumirem suas vidas...

Estes princípios éticos permanentemente devem ser cultivados, no início do aprendizado; estas sementes são semelhantes a uma planta que não recebendo os devidos cuidados ela fenecerá, pois o processo da Educação é tarefa permanente, em todos os níveis de aprendizado; muitos afirmam que os professores não são pais, que esta função educativa é restrita a eles, mas, em sã consciência, como desperdiçar esta rara oportunidade de convivência de horas diárias, como perder a oportunidade de incentivar procedimento que enalteçam a disciplina, a ordem, o respeito na convivência no período que estão juntos? Professores não são pais, mas momentaneamente são lhes atribuídos estas funções.

Nestas sucintas palavras homenageamos a todos que se dedicam à área do ensino, é árdua a sua missão; não é restrita a sala de aula, levam para casa tarefas; precisam ser planejados, dados estatísticos, para que enfim sejam aprimorados os processos educacionais.

Em nosso país, e em outros, há marcantes exemplos de superação, dedicação sem limites, daquelas que tudo superou, objetivando o aprimoramento de sua profissão; alguns nomes foram tão marcantes, que até hoje são enaltecidos; numa próxima oportunidade podemos mencionar alguns nomes, que dignificaram esta abençoada atividade...

Ao finalizar estas breves Reflexões do Cotidiano; deixar gravada a minha gratidão pelas minhas três únicas filhas, que abraçaram sem esmorecimento este abençoado labor; VEZF, MZF e NZF, que esta singela homenagem se estenda aos demais, que incansavelmente abraçaram esta causa; educar hoje, para que o Brasil encontre os reais caminhos, da Solidariedade, de um país mais justo, total respeito à vida e a prosperidade, possa ser direcionada a todos...

Reflexões do Cotidiano, Curitiba, 22 de outubro de 2009 - Saul * Hoje é 16 de outubro, achamos oportuno colocar novamente no Recanto esta nossa singela crônica.

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/10/2017
Reeditado em 17/10/2017
Código do texto: T6144326
Classificação de conteúdo: seguro