EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Nem tudo se resolve de um dia para o outro. Muitas vezes, é preciso que esperemos longos anos para que certas coisas aconteçam. Na área da educação, por exemplo, não é diferente das demais e assim, foi preciso um longo período para que a sociedade se conscientizasse da necessidade de incluir aí, também os deficientes que, assim como todo mundo, tem os mesmos direitos que aqueles que se julgam normais. As pessoas deficientes, de um modo em geral, a longos anos atrás, eram excluídas até mesmo das igrejas, por aqueles grandes religiosos e crentes em um Deus, que a tudo criou. Em muitos casos, essas pessoas deficientes eram exterminadas, ainda quando eram bebê ou crianças de muito pouca idade, pois perante aos olhos dos sacerdotes que ditavam as normas e práticas aos seus fies, para que os mesmos as cumprissem, essas crianças eram assim, todas vistas pela sociedade, como um castigo de Deus. Eram tidas como uma criação demoníaca e por isso, deveriam ser todas exterminadas para o bem da humanidade. Mas, como tudo algum dia se resolve, sabe lá de qual forma, a questão dos deficientes, hoje em dia, já não é mais vista como antigamente. Hoje essas mesmas pessoas, ou seja, os deficientes têm seus direitos garantidos por lei, e, devem sim, serem tratados bem, tanto quanto a qualquer outro ser humano. No tangente ao ensino, a educação está se adequando a cada novo dia para receber esses deficientes, sejam eles crianças, adolescente e até mesmo adultos, que somente agora, após longos anos, alcançaram o direito de terem uma escola mais voltada para eles. Isso só tem a melhorar a forma de como se deve ter um olhar mais crítico em nossos dias atuais. Com tudo, todos têm a ganhar, pois uma vez essas pessoas sendo instruídas, mesmo a grandes dificuldades, muitas delas se destacarão na sociedade de um modo em geral, Pois adquirindo conhecimentos, esses cidadãos terão condições de conseguirem um trabalho e serem vistos por todos com um pouco mais de respeito e de dignidade. Por outro lado, tem se questionado muito sobre a inclusão das crianças especiais nas escolas de ensino normal, nos últimos anos. Com isso, várias perguntas se levantam em torno desse assunto, pois nem sempre essas escolas estão realmente preparadas para receberem esses alunos. Faltam lhes uma estrutura toda especial que venha atender com dignidade a esses alunos que aí vão chegando ao dia-a-dia de suas rotinas. As partes físicas dessas escolas estão prontas para atenderem corretamente a seus alunos, com vagas de estacionamentos, rampas, mobiliários, sanitários e outros tantos utensílios que se usam no decorrer dos seus estudos? A equipe de profissionais como, professores, monitores, psicólogos e médicos entre outros tantos profissionais, estarão aí presentes para lhes disponibilizarem o auxilio e o conforto necessário á esses alunos?Como será feita a socialização dos alunos no novo ambiente que os recebem?Haverá uma participação mais atenta das famílias desses alunos nas escolas e as escolas estarão também comungando com essas famílias, sobre tudo o que se passa nas instituições? Essas são apenas algumas das inúmeras questões que supomos vir a ser uma das barreiras entre as escolas e os alunos, cabendo então a cada um de nós, nos empenharmos para que as possíveis dificuldades sejam amenizadas no dia-a-dia de cada uma dessas pessoas que, além de terem seu direito garantido por lei é também um ser humano igual a outro qualquer.

Nova Serrana (MG), 25 de novembro de 2015.

Tadeu Lobo
Enviado por Tadeu Lobo em 16/10/2017
Código do texto: T6144391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.