Legalização do trabalho escravo

Sei que às vezes há quem se choque e lamente algumas colocações que faço sobre a nossa omissão em relação ao retrocesso e estupro dos avanços sociais, bem como ao entreguismo e toda sorte de absurdos que estão sendo praticados por esse governo ilegítimo contra sos mais pobres. Concordo que subo mesmoo tom das críticas e chego a falar na nossa falta de brio, coragem e disposição para acabar com essa farra de agressões. Mas não consigo, simlesmente não consigo, ser suave com essa falta de vontade e acomodação das pessoas, em especial daqueles com mais instrução. Como é que se aceita que um governo sub judice esteja não só comprando votos com cargos, emendas e o escambau para escapar da denúncia feitapela PGR? Agora mesmo a tropa de choque de Temer, Moreira e Padilha acaba de negociar direitos humanos por votos da bancada ruralista. Algo que clama aos céus e de certa forma legaliza o trabalho escravo. Qem está dizendo isso não é o PT, esquerda ou desafetos dessa patota golpista, mas o Globo, em matéria da jornalista Renata Mariz:

"Brasília - Em meio à análise da nova denúncia contra Temerna câmara, o governo atendendo pleito antigo da bancada ruralista criou regras que, na prática, dificultam a fiscalização e punição de exploradores flagrados cometendo trabalho escravo.

"Essa prática divulgada nesta segunda-feira do ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, determina que a 'lista suja', que trazos nomes dos empregadores autuados pela prática de crimes, só será divulgada por 'determinação expressa' dele ou de quem estiver como titular da pasta. Antes essa atribuição era da área técnica.

"A portaria trouxe ainda novos conceitos de práticas do trabalho análogo à escravidão. Para que seja caracterizada a ornada excessiva ou a condição degradante, por exemplo, agora terá que haver restrição à liberdade do trabalhador.

"Tal enunciado contraria entendimento firmado há mais de dez ansos de que o cerceamento ostensivo do direito de ir e vir não estão vinculados obrigatoriamente à jornada exaustiva e a trabalkho degradante. Mas apenas ao trabalho forçado e à servidãopor dívidas, outras condições ligadasao delito e à condição análoga a de escravo prevista no código penal.

"Uma série de procedimentos criados na nova portaria retiram a autonomia dos auditores fiscais nas inspeções. Eles terão agora que atuar sempre com um policial, que precisa lavrar um boletim de ocorrência do auto de flagrante. Sem esse documento a fiscalização será considerada inválida, e o empregador ficará isento de eventuais penalidades e de ser incluído na lista suja.

"O resgate de trabalhadores em condição análoga à de escravo, trabalho que hoje é feito pelas equipes técnicaspoderá ficar prejudicado com os novos conceitos e exigências".

Acho que nãoa é preciso desenhar: trata-se de uma vergonha, uma agressão, uma ignomínia, uma prova que o Brasil não é um país de verdade, mas auma repúbica bananas. Se não houver uma reação contra esse absurdo, só resta declamar os versos de Castro Alves:

"ANDRADA! ARRANCA ESSE PENDÃO DOS ARES!/ COLOMBO! FECHA A PORTA DOS TEUS MARES!".

Ah, Brasil. Acorda povo, não é possível suportar tanta indignidade. É a gota d'água. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/10/2017
Código do texto: T6144404
Classificação de conteúdo: seguro