CRÔNICA DO DIA: TUDO TEM O SEU TEMPO

No livro de Eclesiastes diz que “existe um tempo certo para cada coisa...”. Se você observar a natureza verá como este pequeno texto da bíblia está correto. Não sou cristão e muito menos religioso, mas já alguns trechos da bíblia e alguns como este me fez pensar.

Observamos nas cidades grandes como as pessoas vivem com pressa. Estão sempre atrasadas para algum compromisso. Querem fazer tudo ao mesmo tempo. Se sobrecarregam de tarefas e ficam desesperadas quando não tem nada para fazer. Como se para aproveitar a vida tem que estar sempre em movimento. E o pior, postando tudo o que fazem nas redes sociais, porque não basta só fazer um monte de coisas tem que registrar tudo para que todos veem. Senão não fica provado que você fez.

No campo os agricultores fazem uma coisa de cada vez. Sei disso, sou filho de um agricultor. Nos dias de chuva, aguardamos a chuva passar para podermos trabalhar. Sentamos na cozinha enquanto preparamos um café e esperamos pacientemente. Às vezes nem tão paciente.

No campo esse dizer bíblico se encaixa tão bem. Na minha cidade natal o principal cultivo é a cebola. E existe uma época certa para plantar e uma época para colher. E esse tempo tem que ser respeitado.

Lembro de uma vez que o preço da cebola tinha subido e alguns produtores tinham antecipado a colheita para poder aproveitar o preço. Os agricultores mais velhos ficaram indignados pois a cebola não estava pronta para ser colhida. Tinham que esperar o tempo dela.

Teve uma outra vez que meu pai plantou na frente da nossa casa uma figueira. Figueira é uma árvore que precisa de muitos anos para crescer e ficar grande e bonita. Quando ele plantou nos primeiros dias a figueira deu uma murchada e eu quis colocar água e um pouco de adubo para fortalecer a terra e o pai disse que não era para fazer nada, só esperar. Me falou que a figueira iria se recuperar em alguns dias.

Hoje faz 15 anos que plantamos essa figueira e ela está lá grande e bonita. Ainda não cresceu tudo o que pode crescer, mas nós esperamos com paciência.

Aqui na cidade as pessoas se desesperam quando não alcançam seus objetivos dentro do prazo que os seus ídolos conquistaram. Cada um tem o seu tempo. O seu tempo de aprender e de executar. O seu tempo de errar e o tempo de acertar. Como alguém disse uma vez: calma é aos poucos que a vida vai dando certo.

Akaki
Enviado por Akaki em 17/10/2017
Código do texto: T6144695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.