Ração para os pobres

Não conheço São Paulo, sou mesmo um reles matuto de carteirinha. Mas vários amigos meus conhecem e, por eles, sei muito daquele estado, alguns moramlá há décadas. Uma amiga de infância e adolescência de Arcpverde, por exemplo, mora na capital, Sampa, há 50 anos. Repito: 50 anos. Não perdeu, juro, seu amor às suas raízes sertanejas, quasetodosos anos visita sua terrinha, mas adora Sampa e se consdera uma cidadã daquela metrópole, até o sotaque paulistês adquiriu, o que sempre ctitico e ela muito. Detalhe: não combina de eto nenhum com minhas idéias, posições políticas e muito menos ideologia, pulamos e evitamos esses itens, a nossa amizade trancende esses assuntos, está acima desses trecos. Mais: ela nunca votou no Lula. Mas é criteriosa na escolha dos candidatos e cobra serviço, é uma cidadã mesmo. Palavra de honra.

Bom, mas agora, ela que é uma pessoa afável, educada e muito comedida, mas quando se indigna vira uma siri, está idignada. Sim, está muito indignada com ua medida que me disse, pelo telefone, é fascista, do prefeito Dória. Disse ela: "Imagine, Negão (só me chama assim), o sujeito agora que distribuir com os pobres e crianas carentes e desnutridas um tal granulado que alidou de 'farinata' produzido por uma emresa chamada Plataforma Sinergia que vai, pasme, aproveitar alimentos 'quase vencidos', devemestar vencidose imprestáveis de industrias, comércio e suermercados. Dz que é um compemento alimentar, pode? Mas é ração de porcos, lavagem, um absurdo.E o pior, você vai rir de mim porque sou catolicona, o arcebispo está a favor. Felizmenteesse cara nãose tornou papa. Tá apoiando uma meida digna dos nazistas".

Conversamos bastante, quase uma hora, ela está numa torcida danada para o nosso Sport (outro ponto que nos une) se classificar no Brasileirão, entramos noutros babados e ela comunicou que em dezembro estará em Arcoverde.

Fiquei depois pensando, se algupem tão séri, centrada, comedida conservadora, anti-esquerdista visceral, catolicona fervorosa igual a minha saudosa mãe, completamente sensata como é essa minha amiga, está indignada com uma medida desse prefeito aloprado, ela deve ser mesmo um absurdo. Então, depois que o neto parou de estudar para as provas, com muito jeitopedi a ele para dar uma pesquisada sobre o assunto na internet. Resultado: os grandesnutricionistas, associaões de nutricionistas eprofessores são unânimes na crítica radical à ração de Dória.

Vou apenas citar (podem procurar outros depoimentos) o que disse a professora Ana Carolina Feldenheimer da Uerj: "É curioso São Paulo a maior cidade do país, investir em uma politica que eé muito antiga pelo menos uns 15 anos atrasada. É uma política à contramão de tudo que a gete está produzindo para promover saúde". Disse ainda: "O que aprefeitura devia fazer era incentivar o pequeno agricultor, oferecer empréstimos e uros baixos, possibilidade de mercados na periferia de Sao Paulo. O que vai superar a anemia, a carência de vitamaina A, a desnutriçção, a obesidade e comer comida de boa qualidade, arroz, feiao, carne, verduras, é isso que a gente defnde para a população como u todo".

Sei nao, hermanas e hermanos, mas esse prefeito é um porralouca, fascista e deve ter mesmo um parafuso frouxo. Quando alguem tão sensato quanto minha amiga fica revoltada é porque a medida é um absurdo. Antes dedesligar, fez uma única crítica à Samba que tanto ama: "Eu nunca vou me perdoar e nem erdoar Sampa or ter trocado Haddad por Dória". Não disse, mas tive vontade dizer, agora é tarde, Inês é morta. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/10/2017
Código do texto: T6145073
Classificação de conteúdo: seguro