O HOJE.

Acadêmico José Carlos de Bom Sucesso – Cadeira IX – Academia Lavrense de Letras - 18/10/2017

Ontem, quando eu lia a revista Veja desta semana, li a reportagem e vi a foto de uma cena tão forte, tão forte que deveria ser censurada de quatorze anos para cima. Foi uma reportagem tão bem feita, mas deixou-me triste, sem palavras, sem brilho do que seja o futuro deste país chamado Brasil.

Poderia escrever o país Brasil com Z, porque caso o escreva poucas são as pessoas que pensariam: Porque escrever desta forma? Poderia simplificar para BRA, Basil, Sil ou outras formas de tentar abreviar o nome Brasil.

Imagino como será o futuro deste País. As leis existem. A cada dia é feita e promulgada uma nova lei. São leis que regularam o dia-a-dia tributário, o penal, o comercial, o urbano, o rural, o ambiental, o de trânsito, enfim, uma gama de leis que formam vários compêndios e que o cidadão sequer entente como foi esta lei.

Imagino o quanto o Brasil precisa melhorar, mesmo sabendo que a situação não está tão bem assim. São indícios de corrupção, são cenas de violência a cada canto do País, são explorações financeiras, morais, sexuais e outras sofridas por jovens e crianças. Que vergonha saber que tudo isto está acontecendo nas portas de nossas casas, nos nossos pontos de trabalho, nas ruas, nos parques, no meio ambiente. Que vergonha saber que a quantidade de lei existente jamais poderá punir, educar e parcializar estes problemas Brasileiros.

Então, o que dizer na reportagem da revista Veja, onde foi publicada uma foto em uma das ruelas da Comunidade da Rocinha que focaliza um cadáver caído no chão, morto a balas de grande calibre e coberto por um lençol posto por moradores da própria localidade. O pior ainda é ver que a foto detalhava algumas pessoas (mães, avós e familiares) conduzindo seus filhos para a escola e tendo que passar naquele local. O mais surpreendente é que as pessoas adultas que conduziam as crianças tampavam os olhos com a mão ou com um pano, para que as crianças não vessem aquela cena. Chocante... Sugiro que alguém pegue esta revista e leia tal reportagem. É lastimável...

Como será o Brasil daqui para frente. Os corruptos, os criminosos não são punidos. Fazem malabarismo judicial, enquanto as crianças tentam aprender o estudo científico e o estudo da vida real. São duzentos e oito milhões de habitantes neste país. Como educar nossas crianças sabendo que a educação não é a peça fundamental dos governantes. Será que eles têm medo do saber? Como estas crianças poderão superar tais cenas de violência, do comércio de drogas e entorpecentes, do assassinato da população jovem, enfim, que remédio teria eficácia para este lindo país chamado Brasil?

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 19/10/2017
Código do texto: T6146607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.