EIS A QUESTÃO !

42.220

Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017

    Há pessoas que veem a vida com uma simplicidade extraordinária. Mas nesse ponto existe a necessidade de algumas análises. Para o lado positivo ou não. Porque tal circunstância dependerá do grau de domínio da vida que cada um de nós possui, em saber lidar com as coisas e os fatos que nela existem e acontecem.

    Quando se nasce em uma família abastada, que nos pode dar uma sustentação econômica/financeira, onde não teremos que atravessar situações pesadas e incômodas, tudo se torna mais fácil em nosso caminhar de vida. Mas do contrário, quando viemos de meio simples e pobre, com dificuldades extremas de vida, aí a coisa muda de figura.

    Mas não se pode criar uma regra definida e definitiva sobre isso. Não será absoluto àquele que nasce na primeira situação aqui citada, que fará com que seja um vencedor na vida. Da mesma forma que não se pode considerar que o outro, nascido mais infeliz, se transformará em um ser derrotado.

    A vida possui nuances especiais e suficientes para fazer com que tudo seja muito complexo. Então, influirá na ação individual de cada um de nós, em encará-la. Mas também desenvolver as nossas próprias capacidades em prol de nós mesmos. Eis aí a questão.

    Alguns nasceram para se desenvolverem por si só. Possuem determinações, vontades, metas e que tais. Já outros, não. Serão sempre dependentes de tudo e de todos. Sendo que alguns destes, contarão com a sorte, sendo ajudados em sua existências, quase que o tempo todo. Esses conseguirão escapar dos percalços que a vida se nos apresenta. Mas se, de outro modo, a pessoa vive num ambiente de luta e sofrimento, se dependente, jamais logrará êxito nela.

    O interessante nisso tudo é que vemos todos esses casos acontecerem sob as nossas próprias barbas, como se usava dizer em tempos idos. Mas acontece que as pessoas parecem não ver tais desdobramentos. Por isso é que a situação nunca se resolve. E assim o mundo sempre será de desencontros. E infortúnios. Pelo menos para grande parte dos que vivem nele.

    Mesmo que se grite bem alto que o mundo é uma escola, sempre haverá os bons, regulares e maus alunos. Sendo que no primeiro caso, só uns poucos se situarão nesse nível, porque grande parte ficará classificado nas duas outras situações. Mas, infelizmente, o mundo sempre foi assim, desde que foi criado.

    E do jeito que se observa nesses nossos dias, o progresso e a evolução tecnológica, anda causando um estrago bem maior do que deveria com suas criações, porque anda colocando o ser humano, em grande parte das vezes, sob sua dependência.

    Isso implica dizer que num futuro, que já anda se apresentando nesse presente, grande parte de nós encontrará e/ou enfrentará dificuldades maiores de subsistência. Isso se não nos deixarmos usar por esse poder quase que absoluto. Ou seja: nos transformarmos em simples objeto da tecnologia.

    E aqui se aplica um dos aforismos populares muito conhecido por todos: "se correr o bicho pega; se ficar o bicho come." Eis a questão, de novo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 19/10/2017
Código do texto: T6146791
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.