Precisamos mudar nosso IDH

Precisamos mudar nosso IDH

¹Democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo. A democracia dá igualdade de oportunidade para todos, pois são iguais perante a lei. Lógico, partindo do pressuposto que, os administradores desta sociedade, agem honestamente entre si. E quanto mais culto um povo, maior o IDH (índice de desenvolvimento humano). O outro lado da moeda, também é verdade, quanto menor o IDH, mais aproximasse do Brasil, ou “mais próximo a zero”.

O que é ²IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)? É um índice, que serve de comparação entre países, com objetivo, de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população.

Há duas observações a serem feitas. Então, como diria Jack o Estripador, vamos por partes. O IDH, tem o objetivo de medir o grau, de desenvolvimento econômico, do país. A pergunta, qual é este desenvolvimento no Brasil?

Depende dos números, levados ao conhecimento da população. Se formos ter como base, o século que vivemos, somos o zero da tabela. O país, acompanha o calendário gregoriano, isto posto, estamos no século 21. Já, se formos comparar, a tecnologia disposta em países, de primeiro mundo, tendo como parâmetro o nosso, vivemos no século dezenove. Nossos carros, “serão um dia” obrigados a ter Abs, “lá”, nos países do século vinte e um, vem de fábrica a anos. Aqui, enquanto as empresas, não se adaptam, àquele item de segurança, a população vai morrendo, por falta deste. E porque não se adaptam? Por que fabricantes de automóveis, bancam candidatos, à presidência da república. Logo, quando eleitos, devolvem gentilezas. Estendem o prazo de obrigatoriedade, daquele item de segurança, para que as empresas, se adequem. E lá se vão duas décadas, para se “adequar” as reformas.

Tá mais para a teoria da enrolatibilidade, só querem na verdade, economizar. Os patrões desfilam em carros importados, vem de fábrica com o dispositivo. Os políticos andam em carros oficiais, também com última tecnologia. E o povo como está? “Tá cá corda no pescoço”.

E air bag? Vinte anos também?

Há outros setores na mesma situação.

Quando teremos no Brasil, incentivo fiscal, a carros movidos por energia limpa, elétrica, álcool, biodiesel, água e outras? Se acontecer, as companhias petrolíferas, terão prejuízos bilionários. Então, como minimizar os prejuízos? Apoia eleição, reeleição, deste modo os incentivos nunca serão aprovados, troca de gentilezas. Quem ganha? A$ multinacionai$, os político$ corrupto$, que freiam o cre$cimento do paí$.

Caso existisse incentivo, poderíamos vender petróleo. Abrir milhares de postos de trabalhos, em fazendas de cana, usinas de álcool, seria necessário a construção de mais hidroelétricas, muitas vantagens.

Parques de energia eólica, industrias para este setor. Sem mencionar, os chamados trabalhadores indiretos. Importante, energia limpa não gera poluição.

Entretanto, isto é a ponto do iceberg, não apenas nossos carros, são coisas do século passado. Há que ser mencionados também, nossos portos, rodovias, aeroportos, eletroeletrônicos, construção civil, técnicas de plantio de grãos, investir em turismo, estas e muitas outras áreas, devem ser melhoradas. E muitas não são, por falta de incentivo fiscal, falta de investimento.

E nossa cultura? Uma população preocupada, com a educação dos seus filhos, não espia a casa dos outros. Não passa o dia, dando atenção, a falácias do país do futebol. Não dá atenção, ao mago dá bola, que prefere estádios a hospitais. Não compra aquilo, que a mídia vende. Somada as horas, dedicadas a novelas no Brasil, as principais emissoras tem fácil, quinze, vinte horas dia. E os comerciais “viciadores”, neste meio tempo, o que vendem? Crédito fácil e acessível. O problema são as letras minúsculas, só armadilhas

E aqui, a segunda parte do conceito sobre, IDH; “É um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população”.

Ou seja, qual retorno, à população recebe, diante deste desenvolvimento econômico? Nada muito diferente, daqueles dados pelos portugueses, aos índios, no descobrimento do Brasil. A época, espelhos, roupas, facas, ferramentas, apenas bugigangas. Em troca, trabalhavam e forneciam madeira. No auge do crescimento econômico no Brasil, ano de dois mil e nove, recebíamos as mesmas coisas. Mais modernas, celulares, eletrônicos, tralhas importadas, roupas de marcas, tênis, raquetes e outras bugigangas. Nada mais que falácias, miragens, engodos, coisas sem valor, crédito barato, para aquisição de bens supérfluos. Matéria da revista, The Economist.

No final, a falta de cultura, resulta, em absurdos sucessórios, que deixam nosso IDH, próximo de zero. Uma população preocupada, com a qualidade de vida do seu país, presta atenção, aquilo que fazem seus governantes, não na casa dos outros.

Um senador, sofreu sanções não confirmadas, por membros daquela casa, porque? Cachorro mordido por cobra, tem medo de linguiça. Delcidio, foi afastado daquela casa. Deu coma língua nos dentes, dedurou todo mundo. Se este senhor fosse investigado, a fundo, como aquele, o ventilador espalharia mais cacá. Então, “para que não espirre em nós”, vamos aceitar, às palavras do senador acusado, que, “oportunamente apresentará a verdade”.

Lembra uma piadinha. Um sujeito, diz precisar de um advogado no céu e vai falar com Deus. Serei mandado ao inferno e não acho certo. Deus ri, pega seu livro da eternidade e depois de meia hora, procurando diz, olha advogado no céu, em minha administração, não vai ter advogado. Soa como, apresentar oportunamente a verdade.

Como diria Millôr Fernandes, quem acha que sabe tudo, está redondamente enganado, noutras palavras, está ruim e vai piorar muito. Quem faz as leis no país, não pode interpretar estas, é legislar em causa própria. E podendo agir assim, que daria outro tiro no pé?

É só olhar o passado, manter Delcidio preso foi um erro. Então, nada mais lógico, que não o cometer novamente. Foi feita a defensoria classista. Nossos políticos estão antenados, não erram de novo. Isto quem faz é a população. Erra reelegendo.

Enquanto acontecer isto, nosso IDH nunca vai melhorar, vai ser sempre zero.

Paulo Cesar

¹http://www.coladaweb.com/politica/democracia

²https://www.suapesquisa.com/o_que_e/idh.htm

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 19/10/2017
Código do texto: T6147299
Classificação de conteúdo: seguro