A NOVELA FORÇA DO QUERER E REFLEXÕES
Chega no fim a novela Força do Querer com ótima audiência e curiosidade.
Vi textos circulando no watzap sobre a novela, muito mais por questões religiosas ou mesmo preconceituosas pelos temas abordados sobre a escolha da sexualidade.
Minha opinião sobre vários temas abordados.
1- Sobre o tráfico de drogas nas favelas; o que podemos notar durante a novela toda é que a polícia prendia e a justiça soltava. Nos morros há comandos e leis fortes que imperam. Alguns traficantes tentam até ajudar o povo de sua comunidade, mas o tráfico de drogas e armas pesadas é o que rege.
2- Sobre mulheres oportunistas; a Irene queria de todo jeito arrumar um homem rico para pagar as suas contas, ter um apartamento e gorda pensão. Até barriga falta ela usou, mas no final morreu, sem pagar pelos crimes, já que havia matado um homem idoso e rico para pegar seu dinheiro, antes do golpe da barriga.
3- Sobre a escolha sexual da personagem Ivana, a Trans sexual, nunca havia lida nada sobre o assunto. A moça se sentia homem na cabeça e modos de agir. No fim tirou os seios, para ficar mais parecida com homem e tomou hormônios para crescer pelos, já que apanhava na rua por pura maldade e preconceito. Havia o outro personagem que adora se vestir e transformar em mulher para fazer shows, o Nonato, uma figura incrível, que também sofreu muito preconceito.
4- Depois tem a abordagem da pessoas viciada em jogo, a Silvana, que roubava o dinheiro do próprio esposo, da empresa, e vendia até as joias e no final se envolveu com um agiota muito perigoso. Ficou várias vezes a mercê de jogadores perigosos quando perdia altas quantias em jogo, e sofria torturas psicológicas para pagar, foi internada e mesmo assim conseguia enganar a todos.
5- Foi abordado várias formas de preconceito, até mesmo o que Ritinha sofria pelo linguajar regional de onde nasceu, do Pará. A Joyse não se conformava com o seu jeito de se vestir, a dança do carimbo que ela ficava dançando dentro de casa, a música regional. Quanta gente não sofre preconceito quando vem para uma cidade grande, eu mesma sofri muito por causa de algumas expressões de Minas Gerais, palavras que muitos não conhecem.
6- Abordagem do que passam os policiais para prender bandidos, como dão a vida pela profissão, e como morre jovens também por conta do tráfico.
7- E no final mostra que algumas pessoas que não foram totalmente contaminadas pelo tráfico podem, sair, e recomeçar a vida como a Bibi, que era mulher de traficante, no fim descobriu as traições e o mau caráter dele e se separou, procurando recomeçar.
8- Enfim esta novela, como toda novela da autora Glória Perez sempre vem com abordagens forte, que traz reflexão, abominando preconceitos, mostrando o outro lado da vida, mostrando que todos tem direitos de viver com suas escolhas, no caso da sexualidade, que devem ser respeitados, muitos se suicidam por não serem compreendidos em suas escolhas, que não afetam e nem prejudicam ninguém. Havia vários atores que eram homossesuais ou trans, interpretando na novela.
9- A Novela abordou várias formas de preconceitos, vícios, golpes, atividades. A novela mostra também a força do amor, do querer bem, do ser bem. Da luta entre é bem e o mal.
Completo agora depois de assistir o último capítulo.

10- Uma coisa que me chamous muito a atenção na novela é sobre a luta do MMA, como são violentas, a ponto de tirar sangue, detesto este tipo de esporte, só pessoas insanas mesmo para gostar de um tipo de esporte, o prazer é machucar para ganhar, ter vitória, rir, e quanta gente ali torcendo...
11-Agora uma cois que gostei muito foi da força do amor, da mãe da Bibi, do Caio, da Joyse, do pai da Ivana...O amor verdadeiro trouxe muitas reflexçoes também.
12- Outra coisa que me chamou a atenção foi nas escolhas que a Riitinha a Sereia e a Cibele, tiveram, viver sózinhas. É preciso respeitar as pessoas como elas são.
13- A Ivana ou Ivan terminou ficando com seu ex namorado, que depois do choque, compreendeu a nova performace da Ivana e ficou com ela.
14- Estava torcendo para que o  Caio e BiBi ficassem juntos, adorei o final, o Rubinho morto.
15- Os traficantes foram presos, mas logo depois outro já dava ordem de comando na comunidade, mostrando que a polícia combate, mas sempre vem novos personagens, numa roda da vida que não para.
Parabéns Glória Perez. Novela muito boa, bela e reflexiva.




IMAGENS GOOGLE-GLOBO TV
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 20/10/2017
Reeditado em 21/10/2017
Código do texto: T6147749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.