Ostracismo Neles!


Em 1872, após servir o Exército Britânico, um certo capitão se aposentou e foi nomeado agente de terras de Erne no oeste da Irlanda. Sua função: cobrar as taxas dos camponeses que arrendavam as terras do Lord Erne.
Por causa do seu trabalho, o capitão passou a morar nessas terras. Seu trabalho não exigia muito esforço, nem muita preocupação. Cobrava o aluguel e pronto! Não havendo pagamento, o alugatário era despejado, perdia direito total sobre a safra e ponto final. Como sempre, a lei beneficiava os mais ricos e nobres.
Mas em 1880, Michael Davitt, representante da Liga Irlandesa da Terra fez a vida do capitão virar um verdadeiro inferno. Davitt retirou os trabalhadores das terras do Lorde de Erne e exigiu aluguéis justos. Davitt também buscou inserir direitos trabalhistas para os camponeses de Erne, principalmente os contratados do Lorde. 
O Agente de Terras não concordou com o movimento da Liga e passou a exigir que os camponeses continuassem fiéis ao Lorde de Earne e que não dessem ouvidos aos discursos do Davitt. 
A Liga então declarou 'uma guerra pacífica e silenciosa' ao capitão. Por onde ele passasse, ninguém deveria o saudar. Nenhum comércio deveria obedecer à sua ordem. Nenhuma palavra dirigida a ele, nem mesmo serví-lo um copo d´água.  A vida do capitão seguiu em frente aos trancos e barrancos. Até na santa igreja ele foi totalmente ignorado. Ninguém sentava ao seu lado na missa, muito menos lhe cumprimentavam na chegada, nem na despedida. 
Pois bem, a notícia da campanha contra o capitão espalhou pelo interior do país até chegar à imprensa britânica que logo enviou correspondentes para o oeste da Irlanda para cobrirem a história do tal agente de terras que estava sendo vitimizado por todos os camponeses.
A história virou manchete nos principais jornais e em pouco tempo o capitão virou o assunto mais comentado em cada canto da Grã Bretanha. 
Seu nome: Captain Charles Cummingham BOYCOTT.


                          9k=


O nome Boycott caiu na boca do povo e passou a substituir a palavra 'ostracizar'.  



O 'boicote' transformou-se num método padrão da desobediência civil e da política de não-violência.
Um dos seus praticantes mais conhecidos foi Mahatma Gandhi que liderou o primeiro boicote contra todas as instituições britânicas em Nagpur, India em 1920. 

O resto é pura história. 


                                       
                                       images?q=tbn:ANd9GcTVYLQ5zZ3uX_ev-9nqLRuIeTJzJizo_oaEjxcibm-UwaZHkIJ8

E nós com o Governo Brasileiro, os bancos e muitas empresas que cobram impostos, serviços com taxas e juros abusivos. 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 23/10/2017
Reeditado em 10/09/2020
Código do texto: T6150524
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.