AMIZADE – NÃO IMPORTA  SE DE CORPO PRESENTE OU VIRTUAL (EC)                               
(...)
Pois, seja o que vier,
venha o que vier
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.
(Canção da America – Milton Nascimento)
 
No meu entender,  amizade não importa que seja de corpo presente ou as ditas virtuais, faz bem de qualquer jeito, pois como bem diz o filósofo francês Jean Guitton, pessoas existem que nunca vamos visitar, mas que nos FAZEM BEM SIMPLESMENTE PORQUE EXISTEM, sabendo nós que não teríamos   senão que... abrir a porta para as visitarmos.
A propósito,  aproveitando o momento  vamos tecer alguns comentários sobre amizade.
Aristóteles acreditava que a amizade é a mais importante realização da vida dos seres humanos. Também acredito que assim seja, e gosto de falar sobre isto. Muito se tem escrito e muitas são as definições sobre este sentimento, há quem o veja como uma relação de afeto de tipo muito especial. Ele se desenvolve no tempo a partir de encontros sucessivos e que devem ser vistos como momentos de autenticidade, de confiança mutua para que cada um se mostre do jeito que é e sem disfarces. É de se esperar que haja reciprocidade na amizade, não se pode ser amigo de alguém que não seja por sua vez nosso amigo.
Outro ponto importante na amizade é que ela deve ser vista como uma relação descontínua, você pode passar algum tempo sem ver um amigo, mas quando o encontro acontecer, deve ser um momento de alegria, sem cobranças pelo tempo que passou.
É preciso também levar em consideração que a amizade não é exclusivista, podemos ter vários amigos. Não deve existir concorrência entre amigos, o que deve existir é o reconhecimento do valor da individualidade única  e inconfundível de cada um. Não esquecendo que “toda individualidade merece esse reconhecimento”.
Lembrando sempre que a amizade não envolve sofrimento. “Os amigos sentem-se bem na companhia um do outro, sem ambivalência  e sem medo de perda. Não há lugar para mesquinharias maledicências nem mal-entendidos. Cada um ajuda o outro a descobrir por si mesmo aquilo que é essencial em sua vida, percorrendo juntos uma parte do caminho” .Que o diga o professor de filosofia Reimberto Schimitz nas suas considerações sobre “Características da Amizade”
 
                               ******************************
Este texto faz parte do Exercício Criativo(EC) sob o título Amizade Virtual faz bem? Outros textos versando sobre o mesmo tema serão encontrados neste link: http://encantodasletras.50webs.com/amizadevirtualfazbem.htm
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 23/10/2017
Código do texto: T6150544
Classificação de conteúdo: seguro