PRECONCEITOS SEMPRE ATRAPALHAM A VIDA

Preconceitos sempre atrapalham quaisquer julgamentos,

e devemos evitá-los...

Osculos e amplexos,

Marcial

PRECONCEITOS SEMPRE ATRAPALHAM A VIDA

Marcial Salaverry

Certamente, preconceitos só atrapalham a vida, e se existe um assunto que muita gente tem preconceitos para abordar, é justamente o que fala sobre preconceitos, pois ninguém admite que os tenha, mas é muito difícil encontrar alguém que não tenha, de verdade, um certo pré julgamento a respeito de certos assuntos. E este é um deles. Abordemo-lo despreconceituosamente, portanto.

Meu amigo L'Inconnu enviou-me uma mensagem, que dá um toque interessante sobre o tema:

"Se julgares as pessoas não terás tempo para amá-las"

Com certeza é uma grande verdade. Muitas vezes, movidos seja por algum preconceito, seja por um instinto natural de auto defesa, mantemos distância de determinadas pessoas, sem que saibamos explicar o porque dessa atitude. Muitas vezes, o fazemos devido ao aspecto físico, ou pela cor de sua pele, ou porque não se veste adequadamente, ou simplesmente "porque sim"...

Enfim, apresentamos interiormente uma série de justificativas, e não permitimos qualquer aproximação, mas muitas vezes, nos enganamos redondamente, pois nem sempre o aspecto exterior revela como é seu interior. E uma pessoa feia fisicamente, de aspecto não muito agradável, pode ser alguém muito lindo interiormente, e por a termos julgado antecipadamente, não nos demos a oportunidade de mais uma amizade... Perdemos a chance de amá-la.

Quem não se lembra dos hippies? Não gostavam de banho, ouviam músicas que não agradavam a muita gente, viviam em comunidades fechadas, e assim, havia um enorme

preconceito contra eles. Eram tidos como marginais. E não era nada disso, eles apenas queriam viver de uma maneira contrária às convenções da época.

Hoje seriam encarados de maneira diferente. Mas havia preconceito de parte a parte. Eles sentiam a maneira como eram encarados pelos demais, e muitas vezes tomavam certas atitudes ditas de protesto, mas que na verdade, eram represália pelos pré julgamentos sofridos.

Contrariamente a certos grupos que existem atualmente, que, como eles, procuram viver "de maneira diferente", os hippies tinham como lema "Paz e Amor, Bicho", ao passo que hoje encontramos alguns grupos que procuram impor sua maneira de vida, pela violência. E não é por aí. Todos temos o direito de viver como queremos, desde que não passemos a agredir quem não pensa como nós. Sigam o exemplo hippie, Paz e Amor...

Poderia gastar laudas e mais laudas falando sobre preconceitos, porque é algo que está dentro de nosso espírito naturalmente seletivo e julgador.

"Quem não é como eu, não pode estar comigo". Quantas vezes já ouvi esta frase, ou algo semelhante... E na verdade, como essa maneira de pensar provoca disputas, polemicas e até guerras, coisas que poderiam ser evitadas com um pouco de tolerancia e bom senso...

Alguns exemplos típicos de preconceitos que levam a situações absurdas e, muitas vezes vexatórias, encontramos diariamente nos noticiários, quando falam sobre acontecimentos entre irlandeses católicos e protestantes, entre árabes e judeus, entre russos e chechenos, entre corinthianos e palmeirenses, entre brancos e negros, sem falar em casos de preconceito racial, de homofobia, e sei mais do que... Ou seja, preconceitos religiosos, esportivos, raciais, algo que chega a ser um autêntico absurdo.

Matar em nome de Deus? Ora, Deus é amor e não morte. Matar porque nasceu do lá ou de cá da fronteira? Mas se não são todos filhos de Deus? Matar porque torce por este ou aquele time? Onde está a liberdade de pensamento? Matar ou se afastar de alguém apenas porque a cor de sua pele é diferente da minha? Ora o sangue que corre em nossas veias é igualzinho... vermelho vivo, e não podemos nos esquecer no fim de tudo, esqueleto não tem cor...

Como se pode inferir, não existe absurdo maior do que tais preconceitos. A alma é uma só, e todos a temos em nosso interior. Não é lícito evitar-se alguém, discriminar pessoas, perseguir a outrem, apenas por questões de preconceito, de qualquer espécie. Onde está a liberdade de pensamento? Onde está o direito de ir e vir? Todos temos direito ao nosso espaço, desde que respeitemos o direito alheio. Todos temos direito às nossas idéias, desde que respeitemos as dos outros. E como saber se estamos diante de uma pessoa de bem se, agindo preconceituosamente a afastarmos de nosso convívio, ou pior, a perseguirmos.

Quantas pessoas capazes foram recusadas em empregos apenas pelo seu aspecto exterior, não condizente com o pré julgamento dos empregadores.

Sem procurar despertar preconceitos de qualquer espécie, desejo a todos, sem exceção, que tenham UM LINDO DIA, e que possamos repeti-lo sempre, chova ou faça sol, pois não devemos ter preconceito contra este ou aquele tempo...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 20/11/2017
Código do texto: T6176941
Classificação de conteúdo: seguro