Aventureiro

aventureiro

Ele estava cansado daquele ambiente, das mesmas árvores, dos mesmos amigos. Desde que nasceu era ali a sua morada. Estava entediado. Queria ousar, desbravar outras terras.

Numa manhã ensolarada ele partiu. Ignorou o lamento da companheira, o olhar triste dos outros pássaros.Ganhou o mundo. Foi aventurar-se.

Em suas andanças fez novas amizades,vivenciou outras realidades. Namorou,brigou, cantou.

Um dia foi pego numa arapuca, levado para a cidade e colocado numa gaiola.

Ali ele conheceu a tristeza. Suas asas enfraqueceram por falta de uso. Seu canto afinado que era o seu maior orgulho perdeu o vigor. Adoeceu.

Foi jogado na rua para morrer. Passarinho doente não tinha valia.

Uma senhora apiedou da pobre ave e a levou consigo. Deu-lhe remédio, comida e principalmente afeto. Não o prendeu. Deixou-o livre para escolher o seu destino. Partir ou ficar.

O pássaro há muito se arrependera da aventura. Estava na hora do regresso.

Numa tarde primaveril ele alçou vôo em direção a sua terra natal. Surpreso descobriu que muitas coisas haviam mudado. Alguns amigos estavam velhos e outros haviam morrido. Procurou pela companheira. Seu primeiro amor. Soube que ela depois de esperar anos por seu retorno, também partira. Nunca mais tiveram notícias dela

Com a alma repleta de tristeza, o passarinho voou de volta a casa da senhora que tão carinhosamente o acolhera.