Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DEFININDO A AMIZADE VIRTUAL


A amizade virtual é uma virtualidade real,
ou uma realidade virtual?
Osculos e amplexos,
Marcial

DEFININDO A AMIZADE VIRTUAL
Marcial Salaverry
     
Para que se possa falar em amizade, há que se tentar defini-la, pois na realidade é um sentir tão inexplicável, que não podemos nos ater à fria definição dos dicionários. Para que ela surja entre duas ou mais pessoas, é preciso que exista uma série de fatores “afínicos”, funcionando como que um liame interligando os sentimentos. É preciso que haja pelo menos uma união de idéias, de pensamentos, sem a qual não poderá existir esse vínculo chamado amizade. É preciso, principalmente, que as pessoas se sintam bem estando juntas, para que o diálogo possa fluir.
Uma convivência sempre será necessária para que tal vínculo possa se desenvolver.
Assim sendo, como poderemos explicar essa ligação feita através de uma telinha de computador, que se convencionou chamar de amizade virtual, mas chega a uma realidade mais real do que muita amizade fisicamente real.
Esta amizade “computadorial” muitas vezes chega a ser responsável por encontros altamente gratificantes, pois ela desconhece diferenças sociais e até mesmo culturais.  Parece que o fato de não termos o interlocutor diante de nós, possibilita uma sinceridade maior ainda.
Na realidade, a amizade virtual é um sentimento que exige sensibilidade, pois nos faz sentir uma sensação de carinho a nos envolver. Não temos os olhos para se cruzarem, nem os gestos e as expressões para observarmos, procurando os sinais indicativos de sinceridade no interlocutor, quando  estamos com um amigo. Talvez o imaginar e a maneira da escrita nos aproxime e fecunde este sentimento tão bonito e sem cobranças.
Neste mundo virtual aprendemos a buscar a verdade em cada palavra que nos chega.
A aproximação é tão grande quando encontramos um amigo, que de repente nos tornamos confidentes e a espera de seus e-mails nos torna viciados em carinhos e na procura da presença on-line deste amigo.
Falta-nos ombro físico para chorar, ou a mão para segurar, mas temos  palavras carinhosas e que por vezes nos servem de orientação e até mesmo uma reprimenda, feita  no intuito de nos chamar a atenção, por coisas em que poderemos precisar dessa orientação.  Cultivar tal amizade que nos chega mansamente é algo tão gostosamente gratificante, que a idéia de perdê-lo é banida de imediato.
É uma amizade que surge da afinidade, da sintonia e do carinho. São presenças virtuais que o Destino colocou em nosso caminho e que chegam para somar e ficar.
Na realidade, nem todos chegam a dar o devido valor a essa amizade, e chegam a menosprezar seu verdadeiro  valor, dizendo existir muita maldade no mundo virtual, e que muita gente se esconde no anonimato que a Internet propicia para armar  algumas armadilhas contra pessoas incautas.
Há que se concordar com esse ponto de vista. Mas, e nos relacionamentos reais, não existe o mesmo perigo? Quantas vezes caímos em armadilhas que são tramadas por pessoas com as quais convivemos durante muitos anos. É muito complexa a natureza humana, e sempre é difícil descobrir quem poderá ter intenções malévolas a nosso respeito.
Sempre será preciso tomar certos cuidados antes de se entregar a alguma amizade, seja ela virtual ou real.
Acontece que a chamada amizade virtual pode exercer grande influencia em nossa vida, sendo muitas vezes responsável por incríveis mudanças que jamais ocorreriam em condições normais.
Sempre será necessário um certo cuidado, para não se entregar cegamente a uma primeira impressão, mas esse cuidado deverá ser tomado seja virtual ou fisicamente. Sempre é preciso aquilatar devidamente a quem estendemos nossa mão, seja num aperto real, seja num papo “internético”.
Estreitando nossos laços de uma já sólida amizade virtual, (já física em alguns casos), resta-me desejar a todos, UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 27/08/2007
Código do texto: T625624
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 78 anos
20982 textos (2073008 leituras)
3 áudios (888 audições)
6 e-livros (2159 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/10/17 02:16)
Marcial Salaverry