Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AS CINCO PONTAS DA RAZÃO

Naquela noite que silenciosamente se aproximava, tudo parecia vazio e aquele homem caminhava solitário. Uma solidão doida lhe corroia o coração e parecia que a vida não tinha sentido, pelo menos para ele levado por tais pensamentos, aproximou-se de uma banco e , sentado-se, fechou-se consigo mesmo.
Pouco a pouco foi tendo sua atençaõ despertada para uma estrela que assumia, a seus olhos, matizes indefiníveis, não lhe sendo possível captá-los.
Achou-a bela e, mirando-a foi tomado de uma leve topor.
Viu-se ágil como um pássaro podendo alcançar com maior facilidade, as alturas, oferecendo-se-lhe, então, a oportunidade de alcançar a estrela que tanto admirava.
Aproximando-se, viu que a mesma tinha em cada uma de suas cinco pontas cinco criaturas de indizível beleza.
Perguntou à primeira:
-Quem é você?
Veio-lhe a resposta:
-Eu sou a Esperança.Sou eu que faço a humanidade progredir, material e espiritualmente.Sou eu que não deixo as mentes se abaterem e mantenho sempre acesa a chama do ideal nos corações.
E você quem é? Disse agora, voltando-se para a segunda entidade.
-Eu sou a Fé.Apoiado em mim, o homem encontrará a paz, a firmeza, a coragem e tudo vencerá, porque eu venho d´Aquele que é tudo.
E você? falou agora, fitando a terceira parição.
_Eu sou o Amor que, cantado pelos poetas, buscado pelos homem, estou em tudo o que é belo e puro.Estou no sopro suave da brisa, no marulho das ondas, no canto dos pássaros, no sorriso venturoso da mulher mãe.Eu habito o coração de todos.Eu sou aquele que une a criatura ao Criador.
E você? Disse apontando agora a quarta criatura.
-Eu sou a Razão que, afastando as sombras do abscurantismo, faço o homem avançar equilibrado e seguro, em busca de seu destino.
E você? Disse, fazendo um gesto em direção à quinta e última entidade.
- Eu sou a Verdade.Sou o ponto final,a meta,disse ela.Esperança,Fé,Amor,Razão são degraus que me antecedem.Aquele que me alcançar terá a felicidade.Contemplará Deus.
Embalado nestas palavras o homem despertou,compreendendo que com lutas e sacrifícios a vida deve ser vivida e valorizada,pois haverá algo a ser alcançado,muito além do horizonte material.
Assim deveis proceder;nunca deveis deixar-vos abater,sejam quais forem as circunstâncias.
Que a Esperança, a Fé, o Amor e a Razão sejam as forças que vos hão de conduzir à Verdade.
Jaubert
Enviado por Jaubert em 29/08/2007
Código do texto: T628599
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jaubert
São Paulo - São Paulo - Brasil, 60 anos
158 textos (6011 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/17 00:20)
Jaubert