Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ressentimento

Ressentimento


Segundo o dicionário Aurélio, ressentimento  vem da palavra ressentir, ou seja, sentir novamente, mostrar-se ofendido, melindrar-se, magoar-se, etc. No fundo, ressentimento não passa de ódio condensado sob forma de vingança onde a punição pelo ocorrido não se concretiza pela falta de dialogo entre as partes momentos apos o entrevero.
 
Dessa forma, o ambiente - seja ele familiar ou não  - paulatinamente torna-se "pesado" e  propicio a novos choques e se alguém de fora questiona as partes a respeito, em geral o estopim da confusão transfere ao outro a  má-fé empregada no momento sob forma de erro de interpretação alheia.

Séculos atrás, Shakespeare  foi celebre ao descrever ressentimento ao escrever : "GUARDAR RESSENTIMENTO É COMO TOMAR VENENO E ESPERAR QUE A OUTRA PESSOA MORRA" - magnífica definição. Quanto a mim, nada espero de quem age dessa maneira. Quiçá um dia, o vazio delas se transforme em cinzas e delas brote algo útil àquela pessoa.


Manoel  Claudio - 01/09/07 - 01:54h
São Paulo/SP
Manoel
Enviado por Manoel em 01/09/2007
Código do texto: T633302
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Manoel
São Paulo - São Paulo - Brasil
496 textos (19378 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 22:48)
Manoel