Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Positividade na cidade

Ontem ouvi música clássica. O som retumbava em minha alma, fingia eu ter a batuta e, assim, era eu o maestro da vida, interpretando Beethoven. Abri as janelas e vi o canário do vizinho piando alegremente, batendo suas asas, pulando agilmente de poleiro em poleiro. A frequência dos sons chegavam ao mini-ouvido do amigo amarelo, e piava contente. A música o alegrava e eu, olhando a cena, declarei a perfeição do mundo. Nada importava. Não pensava na verticalização da cidade, não pensava na sede de poder dos homens, não pensava na ignorância que impera cotidianamente, nem na violência desenfreada, no automatismo das pessoas face ao mundo globalizado.

Eu e o passarinho apenas piávamos alegremente, olhando para o céu e abençoando a vida. Beethoven era nosso alpiste sonoro, e assim travei uma grande amizade com o canário. Eu ouço ele piar suas melodias, e ele me vê, contemplando um ser da espécie que o aprisiona e me olha nos olhos. O vejo perguntando a mim da razão do confinamento, da gaiola em que está. Não podendo responder a questão ao amigo amarelo, dei de ombros e pedi desculpas. Misericordioso, o canário me olhou e piou, e parecia que via uma lágrima eu seus pequenos olhos. Eu e o colega amarelo partilhamos da mesma gaiola. A dele é de madeira, contém jornal, alpiste, água e alguns tocos de madeira. Já a minha gaiola é feita de fronteiras, posses e senso comum.

De qualquer modo, o amigo amarelo me deixou feliz. E isso é tudo para dois engaiolados. Somos felizes, apesar de tudo.
Caio Almeida
Enviado por Caio Almeida em 01/09/2007
Reeditado em 09/10/2010
Código do texto: T633331

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Caio Almeida
São Paulo - São Paulo - Brasil, 27 anos
40 textos (1684 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 01:56)
Caio Almeida