Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Reforma ortográfica?

     Assim como a lei nunca é mais importante do que o espírito da lei cada ser humano produz esforço para se colocar em comunicação com o tempo e o espaço. Os acadêmicos e os técnicos dos governos querem vender mais livros onde a Língua Portuguesa é falada justo no momento em que estamos nos adaptando ao novo idioma global: o internetês. O que anuncia mudanças ao encantado e enciumado evento de Gutenberg. Nasce então a idéia solene das mudanças oficiais sobre como se deve escrever e até falar, necessidade da mutação da “idéia” para “ideia” o que ficaria melhor para rápida digitação e outras especulações. É a reforma de adaptação do homem a máquina contra o dever de se falar e sentir como bem entender na qual estamos nos habituando pela internet. Há previsões de aumento do custo dos livros e a reação para ampliação de mercado. A mudança ortográfica prevista é um fenômeno de mercado. (SIC).  Hoje podemos carregar uma enciclopédia no bolso, bibliotecas inteiras. Ser rapidamente consulente sem bibliotecária. A filosofia está ganhando a literatura de volta porque ninguém mais sabe o que é “literatura” para definir melhor a “filosofia” no tempo em que o livro está sendo lentamente abduzido.(Risos).
      Prefiro festivais da canção as reformas ortográficas em se tratando de unificação.  Milhares de escritores não alcançam nem o próprio mercado interno. Você, como eu, homem comum, que direito temos sobre o assunto? O mundo escreve bem mais hoje no computador do que é capaz de imprimir.  O computador é literariamente prático onde trema e hífen são chatices de máquina. É ele, computador,  quem pede mudança e não o direito ao singular do cidadão em todos os continentes.  Luta em que se encerra o verdadeiro sentido das palavras. Um ajuste gramatical a robotização como nova sutilidade será efetuada e pronta. Para uso geral.
        Em oito geografias me pergunto: Você é favorável?




Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 10/09/2007
Reeditado em 29/10/2010
Código do texto: T646148
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Poupança Caixa 01300004936-1 ag.0693 SVP. Doe já 0 .10 cent.) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Tércio Ricardo Kneip
Santa Vitória do Palmar - Rio Grande do Sul - Brasil, 54 anos
1630 textos (61374 leituras)
2 áudios (78 audições)
1 e-livros (43 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/17 04:41)
Tércio Ricardo Kneip