Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ESTA É A EXPRESSÃO DA ARTE


No fundo, todos temos um artista dentro de nós...
Nem todos conseguem descobri-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial

ESTA É A EXPRESSÃO DA ARTE
Marcial Salaverry

A arte é algo que existe para embelezar a vida. Mas como podemos identificar quem é artista de fato, ou quem apenas quer ser artista.
Através da arte, o artista de fato consegue colocar sua alma visível para todos.  De uma maneira ou de outra, a arte sempre será a única maneira que permite uma livre exposição do pensar, da maneira de ser, enfim, daquilo que todos temos em nosso interior.
Bem guardado no recôndito de nossa alma, todos somos artistas, e cada qual exprime essa veia artística na forma para a qual tenha seu real talento. Nem todos conseguem soltar essa luz interior, que se chama talento artístico.  Alguns por timidez, outros por falta de oportunidade, sufocam-no, e jamais conseguem por para fora aquilo que sentem.  Não conseguem, enfim descobrir-se.  Mas não tenham dúvidas, todos temos algum talento dentro de nós.  Enquanto muitos não conseguem expressar-se, existem alguns que tem muita versatilidade, e distribuem seu talento em diversas áreas artísticas, como que comprovando que todos temos arte dentro de nós.   Basta-nos saber procura-la, e expô-la.
Recebi uma citação de Paul Klee, muito interessante:
A arte não existe para reproduzir o visível, mas para tornar visível aquilo que está mais além dos olhos.
Podemos dizer que a arte existe sim,  ela está dentro de cada um de nós, na nossa alma, está enraizada nos nossos sentimentos, nos nossos amores, sendo esse o melhor sinal de vida, o sinal da  arte.  Realmente crianças, a arte existe dentro de todos nós. Apenas alguns conseguem exprimi-la, outros não o conseguem.
Acontece que a arte chega a  ficar enrustida em um cantinho obscuro de nosso cérebro.  Sequer tentamos descobrir se temos alguma vocação artística. A luta pela vida, e a consequente necessidade de trabalhar é a principal das causas.
Apenas há que se notar que se deixarmos o talento fluir, talvez nosso caminho seja facilitado.
Precisamos entender que o talento também se reflete profissionalmente, já que podemos considerar que um médico, um advogado, um engenheiro, um executivo de comprovado sucesso,  podem ser considerados artistas em seu campo profissional, desde que exerçam sua profissão com vontade, com competencia, com arte....
São casos em que o talento artístico é o exercício de uma profissão, em que sempre alguns obtém um destaque maior.
Podemos notar que em qualquer campo profissional, sempre alguns se destacam mais que os outros, sejam marceneiros, carpinteiros, vendedores, pedreiros, ou seja lá o que for. Existem aqueles que se descobriram como artistas em sua profissão. São os que conseguem sucesso em seu campo de trabalho. Realmente, pode-se dizer que são artistas.
O mesmo talento com que um escultor esculpe uma obra de arte em uma pedra, um cirurgião plástico executa uma obra de arte no rosto ou no corpo de seus pacientes.  Com a mesma admiração que aplaudimos um cantor ou um músico de sucesso, aplaudimos uma peça de defesa ou de acusação bem executada por um advogado brilhante.  Ou o excelente trabalho de uma cozinheira, ou mesmo de um vendedor de sucesso.  Ou um excelente motorista.
Nesses casos, cada artista trabalha em seu campo artístico.  Apenas tiveram que descobrir o real talento interior.  Existem advogados que seriam excelentes músicos, e vice versa. Assim há que se descobrir qual a luz que brilha em seu interior.
Como podemos notar, TODOS temos algo de artista dentro de nós.  Apenas precisamos saber descobrir e, descobrindo, mostrar para o mundo aquilo que sabemos fazer, e sempre procurar fazer bem e com honestidade e correção.
Existem alguns “artistas” que descobriram que seu talento é copiar e, às vezes,  modificar ligeiramente trabalhos alheios.  Sugiro uma melhor busca em seu interior, que acabarão descobrindo que é muito mais gratificante fazer aquilo que realmente sabem.
Por exemplo, alguém que tenha muito talento culinário, deve fazer seus bolos e tortas com arte e carinho, ao invés de copiar coisas alheias. Sem dúvida a satisfação interior será muito maior, pois seja qual for seu pendor artístico, o executará com brilhantismo, ao invés de usufruir maliciosamente do talento alheio.
Conheci uma pessoa que copiava com perfeição obras de pintores famosos.  Indaguei porque não fazia suas próprias telas, já que tinha tanto talento.  Disse-me que por preguiça de procurar os temas. Então, copiava. E assim existem muitas pessoas que se recusam a descobrir sua vocação interior, e acabam deixando muita vida para trás.
Apenas para encerrar, falando de Internet.  Encontramos pessoas de incrível talento,seja como escritores, seja como webdesigner. Cada qual em seu campo de ação, excelentes artistas, que merecem ter seu trabalho respeitado. São todos artistas que executam maravilhosas obras de arte, merecendo aplauso, respeito e admiração geral. Se o poeta escreve uma bela poesia, uma artista da formatação irá dar mais brilho ao texto com sua arte "formatativa".
Então, juntamo-nos num aplauso geral de todos para todos, já que todos podemos nos considerar artistas, cada qual à sua maneira, somos ARTISTAS, e merecemos UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 13/09/2007
Código do texto: T650376
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 78 anos
20831 textos (2051637 leituras)
3 áudios (887 audições)
6 e-livros (2158 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/17 09:21)
Marcial Salaverry