Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Haikai 01

É domingo sono
Sol há muito se acordou
Cama se espreguiça
--------------------
Haikai (Haïku ou Haicai) é um forma poética de origem japonesa, surgida por volta do século XVI, que valoriza a concisão. O haikai é a arte de dizer o máximo com o mínimo.

O Haikai original (japonês) é sem rima, com dezessete sílabas poéticas (sendo cinco no primeiro verso, sete no segundo e cinco no terceiro), e com uma referência à natureza.
------------
Nota: Nesse meu Haikai,  tive o cuidado de seguir a métrica ( 5 - 7 - 5). Modernamente é permitido sair desse rigor.(existem várias correntes). Se você tiver interesse acesse a Wikipédia. Lá: texto leve e didático.
<><><><>
Nota: Somente agora é que percebi que neste "Recanto"  existem excelentes estudos sobre haikais. Esqueça a Wikipédia, então consulte as duas fontes...quanto mais melhor!

 

AIRTON SOARES
Enviado por AIRTON SOARES em 17/09/2007
Reeditado em 03/11/2007
Código do texto: T655612

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor para o site http://airton.soares.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SOARES
Fortaleza - Ceará - Brasil, 65 anos
243 textos (62734 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/17 11:04)
AIRTON SOARES