Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Prá Vocês!

Existem alguns livros, alguns textos, que de maneira muito peculiar nos envolvem. Nem sempre o que nos envolve é apenas a história, e sim o olhar do autor sobre a questão.
Tive essa percepção quando li um livro indicado por uma professora chamado: Dez dias que abalaram o mundo - de John Reed.
O que me envolveu não foi propriamente a questão política ( no caso a Revolução Russa ), e sim o "olhar" do estrangeiro.
Quando você se desloca e vê outro mundo, tem outras percepções, e sobretudo está em contato com você o tempo todo, como se fosse uma imersão de você.
O mais fantástico é o autor ter a benção de transcrever isso, de maneira tão exata e tão sensível.

O "Olhar" do outro é sempre um outro mundo, é sempre um estrangeiro, é um deslocamento, e nos mostra muitas vezes, não só a mudança de ponto de vista, mas a do mesmo ponto de vista, só que com outras nuances. Além de caminhos nunca pensados ou trilhados, cores nunca vistas, cheiros presenteados e mais uma infinidade de coisas boas, más, acres, doces, ácidas...
Não me refiro a retórica que por definição é; o uso da comunicação para definir as coisas de maneira como desejamos que os outros a vejam ( Tereza Lúcia Halliday -O que é retórica - Ed. Brasiliense).
É a maneira de olhar pura e simplesmente.

E essa conversa toda é na verdade para relatar a minha surpresa com as pessoas que escrevem neste site.
Existem os românticos, os contidos, os libertinos, os adolescentes, os vadios, os que tem ótima ordenação gramatical, os que não tem, os contestadores, os sensuais, os comuns, enfim.
São tantos temas, falando muitas vezes sobre o mesmo assunto, e com o olhar tão diferente.
Você pode estar pensando agora:
- Mas, é claro! As pessoas são diferentes, que comentário mais óbvio dessa mulher!
Pois é...tomara mesmo que muitos pensem assim, porque isso nada mais é do que ( me perdoem a ousadia), a comprovação de que Nélson Rodrigues estava errado ao afirmar que (...) toda massa é burra.
Nesse contexto pelo menos não mesmo!!!
Com tanta massificação da mídia, dos programas descartáveis, das belas bundas, e dos peitorais tanquinho ( nada contra também).
Tem a galera (grande por sinal), que quer se expressar, busca o conteúdo, sente a forma, escrevendo certo ou errado, de maneira ágil ou cansativa, mas estamos todos aqui "nos olhando".
E eu só posso agradecer a vocês por tantos novos olhares sobre as coisas do mundo.
Obrigada!

Vanda Sales
Enviado por Vanda Sales em 19/09/2007
Reeditado em 11/01/2008
Código do texto: T659217

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Vanda Sales
São José dos Campos - São Paulo - Brasil
37 textos (7069 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 04:37)
Vanda Sales