Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O QUE É SER SIMPLESMENTE IDOSO


Ser idoso, é uma questão de idade... Ser velho é uma questão de espírito...
Ósculos e amplexos,
Marcial

O QUE É SER SIMPLESMENTE IDOSO
Marcial Salaverry

Algo que se comenta muito, é sobre o que vem a ser a chamada "idosidade",  ou simplesmente a velhice.  Posso dizer com alguma segurança, que a verdadeira velhice está no espírito das pessoas, que simplesmente se entregam à passagem do tempo, esquecendo-se de que seu espírito pode permanecer jovem, apesar da carcaça envelhecer.
Conheço velhos com 40 anos, e jovens com 80. Cada qual com uma maneira diferente de encarar a vida.  Vejam como podem ser identificados e enquadrados os diferentes espécimens:
Ser idoso é ter idade, pois não se pode deter a passagem do tempo, mas o avançar do tempo, não justifica uma eventual perda da alegria de viver. Não podemos e nem devemos perder nossa jovialidade. Afinal, se ainda estamos vivos, já é algo para ser comemorado.
A idade pode trazer um certo desgaste para nossa matéria, mas não justifica que deixemos nosso espírito se desgastar, ou abater por causa disso. Basta que aceitemos as consequências que a idade pode nos causar, e adaptarmo-nos a elas, vivendo com elas, e não apesar delas.
Quando temos algum objetivo, algo que desejamos fazer, não devemos perder tempo (mais ainda), nos indagando se vai valer a pena, devido ao tempo de vida que ainda nos poderá restar, ou nos negarmos a algum novo projeto, escudando-nos no fator etário. Devemos procurar desenvolver nossos projetos, talvez ainda com mais garra do que quando éramos jovens, ainda mais se considerarmos que nos resta menos tempo agora...
É tão bom sonhar, e não apenas quando dormimos. Sente-se velho aquele que desiste de seus sonhos, e se entrega simplesmente ao sono...
A idade não impede que sempre queiramos aprender mais alguma coisa.  Sente-se um velho alquebrado, aquele que desiste de tudo, e apenas deseja ver o tempo passar, dedicando-se somente a atividades "próprias para velhos".  Aliás, o que são "atividades próprias para velhos"? Será que apenas jogar dominó, e conversar lembrando o que fez quando jovem?
Melhor é descobrir o que são "atividades para idosos"... é aquilo que gostamos mais de fazer...
Temos , na verdade, algo para ensinar... algo que nossa vivência nos trouxe, e que podemos repassar para os mais jovens. E isso é muito importante, desde que saibamos repassar nossos conhecimentos, a quem os queira absorver.
O que de melhor nos traz a idade, é a capacidade de saber amar, que não pode ser jamais perdida.
Amar algum amor, amar quem nos cerca, amar a Natureza... Enfim, AMAR.  Ficamos velhos, se perdemos a capacidade de amar, e apenas sentimos ciúme, tristezas, lembranças.
Temos que considerar que a cada dia nossa vida recomeça, então ele pode ser o primeiro daqueles que ainda nos restam, e poderemos fazer planos para os demais. Não vamos julgar que ele pode ser o último, ainda que possa mesmo sê-lo.  Mas sempre vamos viver pensando no futuro, e vivendo o presente.  Velhos ficam apenas lembrando do passado...
Devemos sempre saber fitar a linha do horizonte, tentando descobrir nossos limites, lá, onde o sol pode iluminar nossa esperança no futuro, e não apenas nos voltarmos para o passado que, afinal, embora possa ter sido de glórias... já passou. Ter lembranças gostosas é uma coisa... Apenas viver delas é outra...
Temos que ter uma vida bem ativa, praticando algum esporte, ou praticando atividades intelectuais, ou ambas, que é para poder sempre curtir adequada e prazerosamente o tempo que ainda temos de vida, e não ficarmos lamentando o que já fomos, sentindo que a morte se aproxima. Ela vem de qualquer jeito, mas não precisamos chamá-la.  Ela conhece o caminho, e saberá quando chegar.  Deixe que ela mesma saiba hora e local...
As rugas também diferenciam velhos de idosos.  Enquanto os idosos tem suas rugas marcadas pelo sorriso, pela alegria de viver, os velhos as tem marcadas pela amargura que marca seus dias.
Para finalizar, uma frase de meu guru L'Inconnu:
Idoso e velho podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idades diferentes no coração.
Linda e definitiva esta mensagem... e com ela no coração, desejo a todos UM LINDO DIA.

Saber ser idoso,
É saber como é gostoso
Ter e curtir um amor...
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 01/11/2005
Código do texto: T65960
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19867 textos (1963562 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 20:33)
Marcial Salaverry