Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto









“LEITURA FÁCIL”.

         (Crônica).

 

O desenhista arquitetônico tem por obrigação, fazer os seus desenhos com a mensagem clara, para que facilmente seja entendida por uma pessoa que não tenha o grau de estudo compatível com o seu; ou seja, o pedreiro, se o arquiteto usar de palavras sofisticadas para descrever cada item, o pedreiro seria obrigado trabalhar com um dicionário para auxiliá-lo.

Por outro lado o desenhista publicitário tem por obrigação, mostrar imagens fascinantes, que encante quem as ver.

Assim é o cidadão que visita uma bienal de artes, ele vê na obra de Miguel Ângelo uma imagem nítida de uma pessoa, mas ao visitar as obras da Tarsila do Amaral, ele vê imagens com formatos um tanto fictícios, eu diria até destorcidas da realidade.

Não que uma seja melhor que a outra, porém a imagem nítida ao entendimento geral, qualquer pessoa poderá entendê-la, ao passo que a outra só será entendida por pessoas ligadas a arte, e na maioria das vezes o visitante finge que achou uma maravilha, quando não entendeu nada.

Uma poesia, por exemplo... Não se ler com os olhos, mas sim com a alma, com o espírito, com a imaginação.

Em comparação a estas quatro questões citadas, eu coloco os meus próprios textos, onde o leitor lê, e os entende claramente; mas isso não quer dizer, que os meus textos sejam melhores, que os sofisticados que usam palavras difíceis. Ao comentarem os meus textos, as pessoas fazem questão de relatar, que os meus textos são simples, ou singelos... Outros dizem que são explicativos... Então eu explico.

Eu os escrevo para crianças, para pessoas que amam a arte poética, não para críticos de arte.







  

 

 

 

 

 

Antonio Hugo
Enviado por Antonio Hugo em 23/09/2007
Reeditado em 24/09/2007
Código do texto: T664569
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autor: Antonio Hugo/ site: www.antoniohugo.recantodasletras.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Antonio Hugo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 60 anos
3911 textos (260868 leituras)
185 áudios (36391 audições)
9 e-livros (7425 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/08/17 12:53)
Antonio Hugo

Site do Escritor