Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CORPOS DE VIDROS, ALMAS DE CRISTAIS

 “Pessoas são taças de cristais
 em bandejas de vidros”
 
 Eufrásio Pereira da Silva
 
 
 Lidar com o ser humano é uma das tarefas mais difíceis. Que diga os psicólogos. A vida, a cada dia, vai se tornando muito fria e formal. Nos dias atuais, apesar de tanta luta para evitar certos preconceitos, mostrar-se “fraco” em alguns momentos, é demonstra-se perdedor. Você tem que ser vencedor. Aos trinta anos, já têm de estar casado, formado, com família, estabilizado financeiramente... Diríamos que essa batalha é como “O Aprendiz”, precisa ser perfeito, um gênio, se não “está demitido”.
 Mas, quase sempre, ninguém percebe que apesar dessas cobranças, as pessoas possuem sentimentos. Nem todos ouvem uma palavra da mesma forma. O jeito que eu vejo um quadro, não o mesmo que o seu olhar. Os versos que escrevo, você não pode fazer. A música que cria, eu não poderia criar. Pois cada um tem a sua essência. Eu não encaro a lua como você o sol. Portanto, CUIDADO COM AS PALVRAS! São poderosas. Se assim não fora, como diz na Bíblia, o mundo não teria sido criado. Qual é a arma do advogado? O instrumento do professor? As ferramentas dos escritores?
 Tenho observado que as pessoas mais ínfimas e idiotas, gostam de humilhar os outros. Se eu possuo um conhecimento maior que uma pessoa mais humilde, pra quê falar de Shakeaspere, Volterie, Dostoésvisk? Se povo curte àquelas “músicas” mais simples, não tem como discutir Tom Jobim com elas. Uma vez, resolvi mostrar para minha tia a música “Águas de março” ela me disse que não gostava daquela música, eu perguntei, porque, eu não entendo nada...
 Tenho observado no Recanto muitas celeumas, às vezes, por coisa que nem vale à pena. O ser humano é por natureza mal e arrogante. Quem disser que é bom que está mentindo, pois isso é vaidade. Só quem conhece você – nós – é o próximo que está junto de ti. Num curso de psicologia ouvi essa frase e nunca mais esqueci.
 Comece a se analisar e ver como você trata as pessoas. Como as vê. Não é fácil admitir seus defeitos. Porém descoberto, um passo terá sido dado para seu crescimento, nesse caminho curto que é nossa jornada nessa Terra. Se aqui estamos agora, é para algum propósito.
 Fico triste com vejo meus amigos da escrita que poderia estar usando as palavras para alegrar, tornar mais leve a vida das pessoas, refletirem, chorar... Ficarem fazendo mal uso da capacidade intelectual para agredir os colegas. Vindo de nós é triste, sim.
 Não vou citar nomes, mas já computei quase dez.
 Vamos nos reunir amigos, e festejar a liberdade de poder cantar um cântico de amor e de carinho para quem está precisando. Não façamos das letras e palavras ARMAS e VENENOS para matar os outros e envenenarmos nós mesmos.
 Não podemos esquecer que apesar de parecemos invencíveis, fortes e até mesmo duros, mas não passamos de CORPOS DE VIDROS e ALMAS DE CRISTAIS. Uns mais resistentes; outros não. Mas o pior é quando parte-se a alma. É difícil. Fazer a remoagem e o remodelamento.
 Não digo com isso que não haja pessoas pedras, ferros e outros materiais, mais as mais evoluídas são as transparentes, que conseguem se mostrar sem medo. Críticas haverá sempre. A inveja, como a bondade sempre lutarão pelo pódio. Basta nós sabermos quem subirá no pódio de nossos corações.
 
 24/09/07
Gonçalves Reis
Enviado por Gonçalves Reis em 24/09/2007
Reeditado em 26/10/2007
Código do texto: T667049

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Gonçalves Reis
São Paulo - São Paulo - Brasil
1155 textos (73703 leituras)
1 áudios (107 audições)
1 e-livros (51 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 05:46)
Gonçalves Reis