Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CRIME E CASTIGO




30.09.07


Estive pensando hoje sobre algumas frases e comportamentos, e cheguei a uma triste conclusão: como ainda nos punimos, como temos medo da felicidade, de apenas viver sem medo ou culpa!
Em pleno século XXI, com tantos avanços e conhecimentos em diversas áreas, ainda não aprendemos o que a Mãe Natureza nos ensina todos os dias... a simplesmente fluir.
Somos educados com ameaças e punições, e levamos isso para o resto dos nossos dias, perpetuando isso sem parar. Quando vamos aprender a sermos felizes?
Muitos hoje renegam a qualquer conceito de religiosidade para fugirem das imposições de pecado e punições, mas criam novos, e cada vez mais.
A maior parte das pessoas gosta de chocolate, é um alimento gostoso, saudável, com inúmeras variações para todos os gostos. Mas agora se criou a moda dos “chocólatras”, verdadeiros viciados e compulsivos que não podem sequer provar um pouco dele, senão... Também contra a comida, como massas, já que agora é pecado engordar.
E a acirrada campanha contra o tabagismo? Frases duras, pesadas, fumar agora é quase um crime.
Os vegetarianos, os contra alguma coisa, seja política ou social, alguns com discursos dignos de líderes religiosos, todos criam pecados e condenações a quem não compartilha de seus ideais com uma veemência espantosa. E a punição continua sendo a mesma: a morte.
É... todos ainda continuamos sob a égide do crime e castigo. Se não temos, criamos. E o pior é que os primeiros a quem punimos somos sempre nós mesmos.


Edilene Barroso
Enviado por Edilene Barroso em 30/09/2007
Código do texto: T674385

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Edilene Barroso
Campinas - São Paulo - Brasil, 53 anos
192 textos (21570 leituras)
12 áudios (4784 audições)
5 e-livros (337 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 01:01)
Edilene Barroso