Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dando volta no tempo!

Rosa Pena

 

"Respondo que ele aprisiona, eu liberto
Que ele adormece as paixões, eu desperto"
Resposta ao tempo

Aldir Blanc e Cristóvão Bastos

 

 

Entro outubro de chico, melhor só seria se fosse com o Chico. Menstruada de nostalgia por ser o mês do meu aniversário. Não é pela idade que aumenta, mas por que estipulei em minha cabeça que os anos começam e acabam no mês em que nasci. Se eu comecei nele, a virada vai para ele! Mas essa vermelha saudade não é dolorida, até porque eu gosto muito de outubro, tanto quanto Drummond adorava dezembro. Lembranças nem sempre traduzem tristezas, muitas vezes é apenas rever o que passou sem os olhos de protagonista, pois o tempo nos faz platéia de nós mesmos. É tão comum nos acharmos bela na festa de janeiro e, ao nos olharmos na foto meses depois, rir da fera. Que cabelo é esse?

Um ano, na minha idade, passa rápido, mas ele cabe inteiro numa agenda que eu consigo folhear em minutos.

Nela está minha vida marcada: lembretes do bom e do ruim. O eletro que faltei, a flor que mandei. Passo em revista 2007 e vejo que ele desfilou bonito pela minha avenida, por mais que o mundo esteja tão estranho, que o circo da hora seja du Soleil, e nós para sorrirmos precisamos de filtro solar, o danado custa tão caro! Ainda assim, de uma forma bem individualista, eu gostaria de poder parar minha agenda em quase todos os meses desse ano que está por se encerrar: Aleluia, bendito seja ele, amém!

 

Foram meses que a cada pergunta: - Tem novidades? A resposta vinha de pronto:- Sim, tenho!

O verão passou corrido na praia, no sol, na bike, na expectativa do nascimento de meu novo livro.

O UI! nasceu entre as águas de março com a promessa de vida em meu coração,  ainda que não perfeito como deuses da literatura exigem, mas está aqui ao alcance de minhas mãos, e mais vale um imperfeito parido do que dois mais-que-perfeitos em eterna fase de concepção!

Abril chegou sem mentiras e voou entre bagagens e passagens que me levaram de volta ao velho mundo. Lá confirmei Almodóvar, Gaudí, Miró, Dali, Picasso como meus deuses e ainda que um trem ou outro tenha quebrado, um pique de pressão assustado, eu vi, falei, sorri, joguei moedas nas fontanas do amor. O beijo prometido desde 1980, foi dado na boca, bem descarado em Veneza.
Nem senti maio passar, juro que ainda estou por lá.

 

 Junho me trouxe para a “uma” que andei fugindo. Minha visão nublada. Um bisturi e muitos colírios em julho, e ela se animou para ver novos arco-íris mais coloridos.

 

 Ah! Minha filha que andou Dom Casmurro, em agosto readquiriu o olhar Capitu. Um novo Escobar!

 

 Setembro chegou com a música do Aldir, me dando respostas ao tempo. Por mais que ele me aprisione eu me liberto e já crio projetos pro ano que vem. A Grécia, quem sabe?

 

Recebo esse outubro bem rubro, ainda sem muitos rabiscos, olhando pro que passou com aquela saudade que eu disse no início. Mas, o mais importante é que o meu semblante se ilumina sempre que vejo entre minhas notas, o seu nome junto ao meu. Está em qualquer lugar e a toda hora. Então o tempo perde qualquer argumento para afirmar que o amor é chama. Ele se engana!

 A gente, meu amor, desafia até o vento! É o tempo que se rói com inveja de nós.


 

 

"Quem me acode à cabeça e ao coração
neste fim de ano, entre alegria e dor?
Que sonho, que mistério, que oração?
-Amor."

Carlos Drummond de Andrade

(Dezembro de 1985)

 

 

Rosa Pena
Enviado por Rosa Pena em 10/10/2007
Reeditado em 07/05/2009
Código do texto: T688114
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Áudio
Dando volta no Tempo - Rosa Pena
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Rosa Pena
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
969 textos (1533142 leituras)
48 áudios (24808 audições)
33 e-livros (29485 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/17 23:18)
Rosa Pena

Site do Escritor