Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

daqui a pouco seremos “clonados”.

DES
         C
O                   MP
A
                                       SSO

Por Airton Soares

Há muito que se questiona o progresso da humanidade. Polêmicas, controvérsias das mais inflamáveis debatidas em conferências, seminários atestam um acentuado descompasso entre o progresso tecnológico e a moral do ser humano.

Somos capazes de viver em espaços siderais, conquistamos a Lua, criamos o bebê de proveta, coração artificial totalmente autônomo, de plástico e de titânio, mapeamos o genoma humano, daqui a pouco seremos “clonados”.  E outros inventos “julivernianos” estão no prelo. No entanto, predomina em nós o mais alto egoísmo e ambição. Não passamos de canibais em plena era dos chips.

Daí o descompasso. Daí o questionamento. Vale a pena “endeusar” os avanços científicos e tecnológicos? Da maneira como são encarados, valorizados, não. Bem que se poderia conciliar tecnologia com humanismo.

Toda a nossa inteligência deveria ser direcionada a favor do ser humano. Infelizmente, o que se constata é o crescente aumento de criaturas robotizadas, não pensantes. Não passamos de máquinas. A única diferença é que as máquinas não sentem prazer... dor.

Se todos os problemas da humanidade fossem por incapacidade do homem, o mundo não teria um terço dos grandes flagelos que nos massacram, que nos reduzem a pó. No entanto é patente a obstinação dos grandes grupos econômicos em saciar suas gulas pecuniárias.

Em síntese, achamos que se a tecnologia não estiver voltada para a promoção do ser humano, estaremos, em curto prazo, à beira de um cataclismo universal.

Abril /1998


AIRTON SOARES
Enviado por AIRTON SOARES em 20/10/2007
Código do texto: T702140

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor para o site http://airton.soares.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SOARES
Fortaleza - Ceará - Brasil, 65 anos
243 textos (62366 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/17 03:32)
AIRTON SOARES