Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A decisão é sua em mudar

Qual a fórmula para não guardarmos rancor ou mágoas por coisas que nos afetaram no passado ou no presente? Em primeiro lugar devemos tirar a palavra rancor da nossa mente, todo sentimento negativo faz parte do nosso ego.

Rancor é sinônimo de ódio e ódio cravado na mente e no coração gera tudo de ruim para quem sente, e para quem recebe.
 
A mágoa é um sentimento inevitável, porém penso, que essa prejudica mais a nós mesmos do que ao outro. Mas como fazemos?

Primeiro passo para fazer com que ela não cresça é analisar o porquê a pessoa lhe magoou, o que fez com que ela causasse-te tanta mágoa ou rancor.
 
Pode ter sido um desprezo, uma palavra agressiva e injusta ou outra coisa qualquer. Se a pessoa agiu duramente, mas disse a verdade não fique ressentido, porque são poucas as pessoas que são realmente verdadeiras com a gente.

Mas se ela foi injusta, então penso que você tem que colocar para fora dizer com sinceridade e sem agredir o que pensa e o que senti e não guardar para si.
 
Nem todas as pessoas são capazes de reconhecer o próprio erro, aqueles que conseguem reconhecer que errou, que foi injusto se retratam logo, as mágoas, raivas, rancores guardados são ressentimentos que acumulam em nossa alma, e quanto mais nós guardamos esses ressentimentos mais sofremos, e muitas vezes por sentir receio da reação da outra pessoa não expressamos o que estamos sentimos.
 
Na vida não existem perdas, o que existe é a transformação, mudanças de atitudes e modo de pensar. Você não estará mudando ninguém com suas palavras, porque “ninguém muda ninguém” Se houver algo em você que deve ser mudado isso só você pode responder e decidir se quer, ou não mudar.
 
Lembre-se que mudar não significa deixar de ser você, não adianta achar que se sente feliz como é, sendo um hipócrita, dissimulado, ignorante, auto-suficiente o papai ou mamãe sabe de tudo. Quem se comporta dessa maneira sempre tem um retorno amargo.
 
Saiba dosar cada coisa na medida certa. O exagero sempre leva ao desequilíbrio e você não pode se esquecer disso. Se sentir feliz como somos é estar bem com a gente mesmo e com boa parte das pessoas, penso que é difícil estar bem com todo mundo seria uma hipocrisia da minha parte.
 
Por exemplo, se eu dissesse que todo mundo me ama, me admira, ou vice-versa, quando sei que tem uma porção de pessoas que não se afinam comigo e nem eu com elas. Isso também não significa que eu as odeie, mas prefiro manter-me distante.
 
Quando aprendemos a nos aceitar com os nossos pequenos defeitos, aceitamos também os pequenos defeitos dos outros e como elas são, quando encontramos defeitos ou atitudes que não gostamos nas outras pessoas que diretamente ou indiretamente nos afeta temos que começar a nos questionar.
 
Será que não temos os mesmos defeitos, ou será que não estamos agindo da mesma forma que ela? Caso a resposta seja positiva, então se trata de corrigir-se primeiro antes de apontar seu dedo em riste na outra pessoa. Se sentir feliz como você é, é estar em harmonia consigo próprio. A decisão é sua em mudar.


10/01/2006
SBernardelli
Enviado por SBernardelli em 24/10/2007
Reeditado em 25/06/2009
Código do texto: T707291
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SBernardelli
Caraguatatuba - São Paulo - Brasil
914 textos (301669 leituras)
25 e-livros (11547 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 20:23)
SBernardelli